Exemplo de Aplicação de Realidade Aumentada
Por: MarkGalluti • 19/3/2020 • Monografia • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
Realidade Aumentada aplicada ao turismo e conhecimentos históricos e geográficos
Hernandes Macedo
Universidade Federal do Tocantins
[pic 2]
- Introdução;
- Aplicações de R.A. para a evolução;
- A funcionalidade;
- Fundamentação teórica;
- Conclusão;
- Referências.
[pic 3]
Este trabalho consiste no estudo das possibilidades da Realidade Aumentada no âmbito turístico e de conhecimentos gerais. Seu objetivo é analisar os caminhos e maneiras de tornar real aos usuários a visualização e obtenção de dados e informações sobre os lugares ou estabelecimentos visitados em tempo real com a tecnologia citada. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa em livros, artigos e análise das ferramentas disponíveis atualmente. Com base nos resultados, percebe-se que o principal impulsionador do projeto é aumentar a praticidade de obtenção de conhecimentos úteis nas viagens, chegando à conclusão de que o mesmo tem grande pertinência e serventia à sociedade.
Introdução[pic 4]
O livro A Realidade Morreu - Viva a Realidade Aumentada! de Luis Martins, afirma que a primeira tentativa bem-sucedida de sobrepor elementos digitais a objetos reais ocorreu em 1968, quando o professor Ivan Sutherland da Universidade Harvard, junto a um estudante, montou o primeiro capacete de Realidade Virtual. Depois, durante os anos 70 e 80, outros cientistas desenvolveram estudos sobre possibilidades da Realidade Aumentada. Mas só no início do século XXI, com o lançamento da AR ToolKit, primeira linguagem de desenvolvimento específica para essa modalidade, que os projetos começaram a decolar.
A importância desse estudo está, portanto, em saber se as condições atuais da R.A. são suficientemente boas para empregar comparação de imagens junto à sobreposição de informações e também se os usuários já se encontram aptos para o uso de aplicativos tão sofisticados.
Objetivo geral[pic 5]
Analisar a possiblidade de criação de um software que utilize a Realidade Aumentada para disponibilização de informações sobre lugares destinados ao público.
Objetivo específico
Discutir sobre os caminhos e maneiras de tornar possível aos usuários a visualização e obtenção de dados e curiosidades sobrepostas ao cenário físico e em tempo real, com a tecnologia da Realidade Aumentada, ativando apenas a câmera do celular, através de um software para dispositivos móveis.
Aplicações de R.A. para a evolução[pic 6]
Problema: Existe uma ausência parcial de possibilidades interativas de aprendizado e absorção sobre informações e saberes histórico-geográfico em viagens ou mesmo pequenos passeios, como os horários de funcionamento de estabelecimentos, por exemplo, e dados históricos e outras curiosidades sobre algum monumento existente.
Justificativa: Apesar de já existirem formas diversas de se obter tais conhecimentos, elas mostram-se pouco acessíveis, como museus, e, quando não, com pouca interatividade, como textos longos e estáticos em pesquisas online. Isso torna notória a necessidade de criar novas formas que possam propagar conhecimento de qualidade, ao mesmo tempo que são de fácil acesso, mais interativas e agradáveis aos cidadãos.
[pic 7]
O projeto tem a função de discutir e evidenciar as maneiras de fazer isso ser possível, através da Realidade Aumentada, utilizando o Banco de Imagens da Google Street View, por exemplo, e mesclando-o com informações coletadas dos próprios usuários e dos responsáveis por estabelecimentos públicos. O mesmo é direcionado principalmente aos turistas e pessoas que buscam saber mais sobre as cidades e suas culturas, desde o cronograma de funcionamento de um restaurante e os preços médio das refeições, por exemplo, até conhecimentos de teor geográfico/cultural, como descrição sobre paisagens e construções históricas.
A funcionalidade[pic 8]
O primeiro passo para o funcionamento do software é obter imagens, como as do Google Street View, relativas às áreas em que estarão os usuários, no caso do estudo são todas referentes às construções, estabelecimentos e outros do tipo em território brasileiro. Dessa forma, torna-se possível reconhecer qual é o lugar a partir da utilização dos métodos de comparação de imagens já existentes, como a abordagem da Cultural Analytics, que permite a exploração de grandes coleções de imagem a partir das técnicas de extração de features e visualização.
Com os dados já cadastrados, seja previamente na programação do software ou por inserções posteriores por parte de usuários, já é possível mostrá-los sobreposto ao local que foi focado na câmera com o uso da Realidade Virtual presente no software.
[pic 9]
Fundamentação Teórica[pic 10]
Em uma publicação escrita por Oliver Hautsch, há estudos sobre os três principais componentes necessários para a existência da Realidade Aumentada.
Seguindo o que foi analisado no survey de SMART GRIDS de ZAKARYA, M.; JAN, Z.; RAHMAN, I.; usando a tecnologia em função da sociedade, o sistema implementado se torna mais confiável, mais seguro, estável, controlável, flexível, altamente disponível para os consumidores e mais otimizado.
Analisou-se no State-of-the-art Collaborative Methodologies for Writing Open Educational Textbooks, de CASALI, A. et al., a possibilidade de acoplar algumas funções de Groupware, útil para o momento de inserção de informações e dados sobre os diversos lugares brasileiros, que poderão ser sugeridos pelos indivíduos.
Tal decisão foi baseada no fato de já existirem vários estudos que comprovam, no geral, o aumento da eficiência e rapidez na criação de qualquer projeto quando o mesmo[pic 11]
- desenvolvido coletivamente, como é evidenciado no livro abaixo, afirmando que muitas vezes grupos são capazes de gerar resultados melhores que os membros individualmente, mesmo que esses sejam especialistas.
Conclusão[pic 12]
...