Exercícios para apurar a lógica de fixar conceito trabalhados
Por: Clebson Silva Oliveira • 17/5/2016 • Exam • 682 Palavras (3 Páginas) • 489 Visualizações
Aula 8
Exercícios para apurar a lógica de fixar conceito trabalhados
Exercício 1 - Escreva um código em java que armazene o valor 10 em uma variável X e o valor 100 em uma variável Y. A seguir (utilizando apenas atribuições entre variáveis) troque os seus conteúdos fazendo com que o valor que está em X passe para Y e vice-versa. Ao final, a saída de sistema deve escrever os valores que ficaram armazenados nas variáveis X e Y.
Exercício 2 - Escreva um código em java onde o usuário leia a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias. A saída de sistema deve devolver a idade dessa pessoa expressa apenas em dias. Considerar ano com 365 dias e mês com 30 dias.
Exercício 3 – Em uma casa de comida árabe cada esfiha custa R$ 1,30 se forem compradas menos de uma dúzia, e R$ 1,00 se forem compradas 12 ou mais. Escreva um programa em java onde o usuário entre com o número de esfihas compradas, o programa deve calcular e a saída de sistema deve escreva o custo total da compra.
Exercício 4 - A jornada de trabalho semanal de um funcionário é de 40 horas. O funcionário que trabalhar mais de 40 horas receberá hora extra, cujo cálculo é o valor da hora regular com um acréscimo de 50%. Escreva um programa em java onde o usuário entre o número de horas trabalhadas em um mês, o salário por hora a a saída de sistema deve escreva o salário total do funcionário, que deverá ser acrescido das horas extras, caso tenham sido trabalhadas (considere que o mês possua 4 semanas exatas).
Exercício 5 - Escreva um código em java para cadastrar: quantidade atual em estoque, quantidade máxima em estoque para armazenagem e quantidade mínima a ter em estoque, de um produto. O código em java deve calcular o ponto médio do estoque. Se a quantidade atual em estoque estiver igual ou acima do ponto médio a saída de sistema deve devolver a mensagem 'Não efetuar compra', se não devolver a mensagem 'Efetuar compra'.
Exercício 6 - Um posto está vendendo combustíveis com a seguinte tabela de descontos:
Álcool | De 10 até 20 litros, desconto de 3% por litro |
Acima de 20 litros, desconto de 4% por litro | |
Gasolina | De 15 até 25 litros, desconto de 4% por litro |
Acima de 25 litros, desconto de 5% por litro |
Escreva um código em java onde o usuário entre com o tipo de combustível e o número de litros vendidos (codificado da seguinte forma: A-álcool, G-gasolina), o código em java deve calcular e imprima o valor a ser pago pelo cliente sabendo-se que o preço do litro da gasolina é R$ 3,60 e o preço do litro do álcool é R$ 2,85.
Exercício 6 - Faça um programa em java onde o usuário entre com um número que é um código de usuário. Caso este código seja diferente de um código armazenado internamente no algoritmo (igual a 1839) deve ser apresentada a mensagem ‘Usuário inválido!’. Caso o Código seja correto, deve ser lido outro valor que é a senha. Se esta senha estiver incorreta (a certa é 9A799) deve ser mostrada a mensagem ‘senha incorreta’. Caso a senha esteja correta, deve ser mostrada a mensagem ‘Acesso permitido’.
Exercício 7 - Faça um programa em java onde sejam cadastrados os nomes e RGMs de três alunos (usar um vetor para nomes e outro para RGMs). Após o cadastro dos alunos o um programa em java deve solicitar o cadastro de 3 notas para cada aluno, Só devem ser aceitos valores válidos durante a leitura (0,0 a 10,0) para cada nota – impedir cadastro indevido!, (usar um vetor de notas para cada aluno). Após as notas de todos os alunos serem cadastradas o um programa em java deve calcular a média de cada aluno atribuindo peso 3 para a maior nota, em seguida o um programa em java apresentar o nome,o RGM,o Conceito e A situação final de cada aluno, considerando a tabela abaixo.
...