Exercícios sobre Sistemas Operacionais
Por: Francisco David Silva Santos • 6/9/2019 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Página 1 de 3
- O sistema operacional tem como dever gerenciar o hardware e o controle do seu acesso, e também fornece um conjunto de recursos abstratos (interface com o usuário)
- O programador deve conhecer todo o detalhe do hardware para assim ter ciência do programa que irá fazer para que não haja desavenças do software para o hardware.
- INTERFACE COM O USUÁRIO -> Transformar uma tarefa complexa em um conjunto de tarefas simples.
GERENCIAMENTO DE HARDWARE -> Identificar qual tarefa deve ser a próxima.
GERENCIAMENTO DE HARDWARE -> Identificar qual tarefa deve esperar.
INTERFACE COM O USUÁRIO -> Fornecer abstrações para camadas superiores.
GERENCIAMENTO DE HARDWARE -> Compartilhar recursos. - O modo núcleo existe pois é a partir dele que se pode acessar o hardware de forma completa, e assim executar qualquer instrução que a maquina for capaz de realizar. O modo usuário está disponível apenas um subconjunto das instruções, que são as de baixo risco. Essa separação é usada para proteger o SO e até mesmo o próprio usuário.
- O bloco de notas deve ser executado no modo usuário, pois ele não tem controle completo do computador, assim quando ele for salvar o arquivo ele faz uma chamada ao SO para o mesmo execute uma ação e assim o SO manda uma mensagem de volta para o bloco de notas se foi salvo ou não.
- Multiprogramação: rodar vários processos e o sistema em lotes foi o que impulsionou o uso de sistemas operacionais.
- Programa é um grupo de instruções para executar cada uma das tarefas especificadas, em outras palavras programa é código a ser executado.
Processo é um programa em execução incluindo seus dados e metadados. - PID é um processo.
DADOS é um processo.
ESTÁTICO é do programa (o programa é estático).
APENAS NO DISCO é do programa.
CONTROLADO PELO SO é do processo.
EM EXECUÇÃO é do processo. - O isolamento é necessário pois ele garante que as informações de um processo não sejam acessadas ou modificadas por outros que invadam essas informações e por consequência todo o trabalho executado.
- A hierarquia entre processos é uma relação de filiação, de dependência entre os processos. Quando um processo cria outro a existência desse processo criado depende da existência do processo criador. Caso o processo “pai” seja destruído todos os processos gerados a partir dele é destruído automaticamente.
- O processo roda em modo usuário, para solicita mais memória o controle precisa passar para o SO. Então o SO decide se o processo pode ou não receber mais memoria para executar o que precisava.
- ARQUIVO
- É um conjunto de informações relacionadas que só fazem sentido se interpresada de uma só vez. Ex; uma foto é um conjunto de vários bytes que só fazem sentidos juntos.
- É uma unidade lógica de armazenamento. A unidade física é o bloco de disco e um arquivo é um agrupamento de blocos de informações relacionadas.
- É a unidade logica de armazenamento pois não é possível salvar nenhuma informação fora de um arquivo.
- Diretório é uma estrutura para organizar o acesso aos arquivos. Essa organização hierárquica permite que todos os arquivos sejam identificados exclusivamente por um caminho que é a sequência de diretórios necessários para alcança-los.
- Permissões servem para ter acesso (leitura, escrita ou execução) a um dado especifico e servem para proteger os arquivos de acessos não autorizados.
- A pilha é usada principalmente para que o processo passe parâmetros para o SO quando faz uma chamada de sistema.
- Hipervisor do tipo 1 roda diretamente sobre o hardware,
hipervisor do tipo 2 roda sobre o SO. - Paravirtualização é a estratégia de não virtualizar parte do hardware para não ganhar desempenho.
- CIENTE SERVIDOR ->Possibilidade de rodar processos em diferentes computadores.
MONOLITICO -> poucas/únicas rotinas executadas no modo núcleo.
CAMADAS -> níveis de abstração crescentes.
MONOLITICO -> Maior parte do sistema executado no modo núcleo.
CIENTE SERVIDOR ->Processos são classificados em duas categorias.
CAMADAS -> Interfaces bem definidas. - Logo após o passo 3, a execução passa do código da aplicação para o código da biblioteca. No passo 4, a biblioteca identifica a chamada de sistema apropriada e no passo 5, muda a execução para o SO.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com