Fluxograma Editora Dom Quixote
Por: mariia40 • 11/12/2023 • Projeto de pesquisa • 487 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
Introdução
O vendedor de passados é um livro escrito por José Eduardo Agualusa. Publicado em 2004 por a editora Dom Quixote e esta edição é da editora Quetzal onde foi publicado em 2017. É um livro de capa mole. Divide-se por 32 capítulos tendo 145 páginas.
Para ser sincera escolhi o livro pela beleza da capa e tambem pelo o título. Como assim alguém vende passados? Até saber que não se deve julgar um livro pela capa, interessou-me bastante e depois de fazer uma mini pesquisa sobre o livro, a história em si também me interessou bastante.
José Eduardo Agualusa é um escritor que nasceu na cidade do Huambo, em Angola no dia 13 de dezembro de 1960. Estudou agronomia e silvicultura no instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. É um jornalista, escritor e editor com ascendência portuguesa e brasileira. Trabalhou por algum tempo como cronista do jornal “Público”, de Portugal, para o qual escreveu desde a sua fundação. Hoje, é colaborador de “O Globo”, da revista portuguesa “Ler” e do portal “Rede Angola”. Escreveu outros títulos conhecidos como, Um Estranho em Goa , O Homem que Parecia um Domingo e a Teoria Geral do Esquecimento. Em 2007 recebeu o prestigioso "Prémio Independente de Ficção Estrangeira", promovido pelo diário britânico “the independent” , pelo livro O vendedor de passados. Teoria Geral do Esquecimento, conquistou o International Dublin Literary Award, em 2017.
DESSENVOLVIMENTO
Género: Romance
Reúne no romance as questões dos conflitos em angola e menciona as influências portuguesas, africanas e cultura brasileira.
O livro é narrado por uma osga (narrador onisciente) de nome Eulálio, que conta o dia-a-dia de Félix Ventura, um albino que vende passados dignos a pessoas que desejam se livrar de uma história indigna. O livro aborda temas difíceis, como o período colonial e da guerra civil angolana, e as variadas consequências na formação da identidade disse povo sob o jugo português.
Personagens:
- Eulálio (osga)
- Félix ventura (personagem principal)
- José buchmann (que é um dos clientes)
- Ângela Lúcia (mulher que Félix ventura vai se envolvendo)
- Edumundo Barata (ex-agente do Ministério da segurança)
- Velha Esperança (criada da casa de Félix Ventura)
A minha apreciação sobre o livro, é um livro bem concebido. Acho fascinante como o escritor consegue honrar às suas origens pelas as personagens e como fala de temas tão pesados com uma leveza e fazendo-o através de fantasia. Algo que me integrou pelo o lado positivo é como é uma osga o narrador, e ele vai dando a sua visão da história pelo os seus olhos. Uma das coisas que mais gostei foi as frases que me fizeram transpor para a minha vida e como me identifiquei com elas.
Conclusão
O livro fala sobre a guerra colonial e nos ainda iremos estudar isso em história, mas fala como Angola ficou mal depois da retirada de Portugal da guerra.
Vou ler 4 frases, como referi, que me fizeram pensar um pouco (página 49, 76, 101 e 105).
...