Gerenciamento de CPU para Jogos
Por: Claudia Tomita • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 237 Visualizações
IBTA – INSTITUTO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA AVANÇADA
REDES DE COMPUTADORES
Claudia Yuri Tomita RA 15002051
Kleber Paro Antunes Rodrigues 15001068
Renan Ribeiro Alberto RA 15001201
Rodrigo Lopes RA 15001125
Rodrigo Alves 1o. RC
PRINCIPAIS PARÂMETROS SOBRE GERENCIAMENTO DE CPU E HARDWARE PARA JOGOS
IBTA – INSTITUTO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA AVANÇADA
REDES DE COMPUTADORES
Claudia Yuri Tomita RA 15002051
Kleber Paro Antunes Rodrigues 15001068
Renan Ribeiro Alberto RA 15001201
Rodrigo Lopes RA 15001125
Rodrigo Alves 1o. RC
PRINCIPAIS PARÂMETROS SOBRE GERENCIAMENTO DE CPU E HARDWARE PARA JOGOS
Trabalho para o curso de Tecnologia de Redes de Microcomputadores com o foco em analise dos melhores parâmetros de gerenciamento de CPU e Hardware para Jogos.
Introdução
O processo de pesquisa deste trablho consiste em pesquisa da arquitetura física e lógica do Gerenciamento dos parâmetros de CPU e Hardware para o desempenho de jogos, neste trabalho iniciaremos com um pouco da história dos processadores da marca Intel e a partir deste ponto discutiremos sobre o gerenciamento deste processo em um sistema operacional em concomitância a sua High Performance para jogos.
1 – Processadores
O conceito de processador surgiu em 1970 após pesquisas matemáticas onde o computador tem a capacidade de armazenar seus programas em um mesmo espaço de memória onde estão seus dados, assim facilitando sua manipulação. Ainda hoje, a maior parte dos computadores é concebida tendo, como idéia fundamental, os princípios desta arquitetura.
Onde estes devem seguir os seguintes fundamentos:
- Possuir uma unidade de processamento central, para a execução de operações lógicas e aritméticas;
- Possuir uma unidade de controle, responsável por determinar o sequenciamento das instruções a serem executadas por meio de sinais de controle;
- Instruções dos programas armazenadas de maneira sequencial, facilitando a busca;
- Existência de registradores dedicados ao armazenamento dos operandos e dos resultados das operações;
- Unidade de armazenamento central onde são guardados programas e dados, de forma compartilhada;
- Existência de um único barramento do sistema, o qual deve ser usado de forma compartilhada para a transferência de dados e instruções entre os diversos blocos.
Sendo assim, temos um histórico de evolução dos processadores de diversos fabricantes, porém, focaremos a nossa discussão nos processadores Intel.
Abaixo uma figura com a evolução dos processadores:
[pic 1]
Figura 1: Evolução dos processadores Intel
Com o desenvolvimento dos processadores após a minimização não só a Intel e outras marcas de processadores inicializaram o processo de criação de micro processadores para PC (Personal Computer) e Notebooks para melhoria do desempenho tanto da CPU como da exigência dos novos Sistemas Operacionais.
2 – Processadores de 2 Núcleos e Unidades Processamento Gráficos
O processador Core 2 Duo Intel ou processador de dois núcleos, foi desenvolvido por muitos fabricantes com seus respectivos nome para Desktop (computadores de mesa) e notebooks como havíamos mencionado acima, com esse novo avanço os parâmetros de processamento ficam divididos em 2 núcleos onde aumenta a performance do barramento e memória cache, assim, permitindo gradativo para cálculos e melhora da performance sem o grande aumento de frequência e calor a ser dissipado, problema principal dos processadores de um núcleo.
O conceito multitarefa usado nos sistemas operacionais só passou a ser funcional a partir deste novo modelo de processador com 2 núcleos, já que em comparação com o processador de um núcleo a sensação do usuário era de lentidão e que o processo multi tarefa não existia caindo o rendimento com tamanha frequência de processamento e aquecimento.
Para jogos ter um processador e um sistema operacional em concomitância multi tarefado com processador de 2 se faz essencial juntamente com o desenvolvimento da GPU (Unidade de Processamento Gráfico).
2.1 Processamento Grafico (GPU)
Para usuários de jogos de computadores o GPU é indispensável, mesmo com o avanço da tecnologia e aumento de velocidade dos processadores, as exigências crescem muito mais rápido que sua evolução, assim exigindo mais de computadores em paralelo, destinados a processar a mesma informação, dividindo tarefas para haver uma resposta mais rápida. Portanto o uso de paralelismo está crescendo cada vez mais
A CPU é capaz de realizar cálculos complexos rapidamente, porém, com o aumento gráfico existe a necessidade de divisão e de um processamento específico para gráficos como o GPU.
...