Historia e Evolução da Computação Gráfica
Por: Nelson Nassér • 23/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET
Curso de Ciências da Computação
Campus Manaus
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA
MANAUS
2022
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET
Curso de Ciências da Computação
Campus Manaus
GRUPO:
F328945 - Francisco Edipo Da Silva Souza
F330CH4 - Abigail Lima De Morais
F340023 - Luciano Guedes De Oliveira
N547GC7 - Nelson Nasser Oliveira Da Silva
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Trabalho acadêmico para obtenção da nota parcial do 5º período do Curso de Ciências da Computação, apresentado à Universidade Paulista - UNIP.
Prof. Msc Waterloo Ferreira da Silva
MANAUS
2022
A computação gráfica é a arte da imagem digital. Define os gráficos criados e gerenciados por computador, cujo gerenciamento é baseado em uma estação gráfica composta por elementos de hardware como o processador, baseado nesse breve resumo, vamos adentrar neste universo, onde o preto e branco era presente, onde maquinas grandes eram reais, as primeira maquinas, o primeiro mouse, os primeiros traços, canetas, evolução na industria da animação, games e etc...
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 05
- OBJETIVO 05
- HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 06
- APLICAÇÕES 23
- CONCLUSÃO 27
- REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo reunir todas as informações relevantes e importantes sobre o assunto eminente, apontando topicos e sub-topicos do tema, não temos um mundo sem este tema, ou o mundo seria visto de outra forma, cinza, sem cor, sem forma, sem TV, sem arte, sem escrita bonita, nos outdors não haveria tantas informações.
A computação gráfica (também chamada falsamente de imagem gerada por computador, termo que se relaciona mais particularmente à criação de imagens com vocação perspectivista que não pode ser realizada fora dos computadores) é a arte da imagem digital. Define os gráficos criados e gerenciados por computador, cuja gestão é baseada em uma estação gráfica composta por elementos de hardware como o processador e a placa gráfica (suas potências determinam a velocidade de resposta e cálculo das unidades gráficas).
Ferramentas de aquisição como o digitalizador ou a câmera de título de bancada, ferramentas de manipulação como o mouse ou a mesa gráfica. Também consiste em ferramentas de armazenamento como o disco rígido ou a chave USB e ferramentas de restituição como a impressora ou o monitor do computador, uma interface de usuário que permite a interação entre o usuário e o computador e, finalmente, o formato de dados que fornece o intermediário entre a imagem renderizada e seus elementos digitais.
OBJETIVO
Apresentar a História e Evolução da Computação Gráfica.
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA
1950: As primeiras imagens gráficas são criadas por Ben Laposky usando um osciloscópio para gerar a arte da forma de onda produzido pela manipulação dos feixes eletrônicos analógicos.
[pic 1]
1951: Projetado para apoiar a preparação militar, Jay Forrester e Robert Everett do Massachusetts Institute of Technology (MIT) produzem o Whirlwind, um
computador mainframe com um CRT para plotar blips representando aeronaves de entrada com base em dados coletados por radar.
[pic 2]
[pic 3]
1955: Descendente direto do Whirlwind, o sistema de defesa aérea SAGE (SemiAutomatic Ground Equipment) é projetado por Bert Sutherland no MIT. Ele usa vetor simples gráficos para exibir em imagens de radar CRTs analógicos com um contorno de wireframe da região que está sendo digitalizada, bem como a primeira caneta de luz como um dispositivo de entrada que os operadores usaram para localizar aviões sobrevoando regiões dos Estados Unidos. Torna-se uma parte fundamental da defesa antimísseis dos EUA.
[pic 4]
[pic 5]
1959: General Motors e IBM desenvolvem “DAC-1” (Design Augmented by Computers), fez o primeiro CAD sistema industrial (Computer-Aided Design) usado para ajudar os engenheiros no projeto de carros. Ele permite que um usuário gire e visualize um simples desenho.
[pic 6]
1960: O termo “computação gráfica” é cunhado por William A. Fetter na Boeing para descrever os novos métodos de projeto para suas simulações de cockpit de fatores humanos. Dois anos depois, ele criará o humano digital “First Man” para estudos de cockpit.
[pic 7]
1961: Spacewar, o primeiro videogame é desenvolvido pelo MIT, do estudante Steve Russell para o minicomputador DEC PDP-1.
[pic 8]
[pic 9]
1963: Para sua tese de doutorado no MIT, Ivan Sutherland desenvolve o Sketchpad, o primeiro desenho assistido por computador e Design (CADD) que permite que as formas sejam desenhados interativamente em um monitor de exibição baseado em vetor usando um dispositivo de entrada de caneta de luz conectado ao computador. A luz da caneta usa uma pequena célula fotoelétrica em sua ponta para emitir um pulso eletrônico quando a caneta “vê” o feixe de elétrons.
...