Introdução ao Java
Por: Cleber Carvalho • 21/4/2016 • Artigo • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 376 Visualizações
Curso Básico de Java Aula 1
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LTP 1 – Java Básico
Aula 1
Tópicos
1 - Introdução ao Java
2 - Bibliotecas de classe do Java
3 - Fase de um programa em Java
4 - Primeiro Programa em Java (Exemplo.java)
4.1 - Comentários
4.2 - Declaração da Classe
4.3 - Método main
4.4 - Objeto de Saída Padrão
4.5 - Ambiente de desenvolvimento
4.6 - Onde buscar ajuda?
5 - Exercícios
1 - Introdução ao Java
Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 pela Sun
Micro systems.
Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo. O código de
um programa de computador escrito na linguagem Java é compilado para uma forma intermediária
de código denominada bytecode, que é interpretada pelas Máquinas Virtuais Java (JVMs). É essa
característica que faz com que os programas Java sejam independentes de plataforma, executando
em qualquer sistema que possua uma JVM.
A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:
? Orientação a objetos - Baseado no modelo de Simula67;
? Portabilidade - Independência de plataforma - "escreva uma vez, execute em qualquer lugar"
("write once, run anywhere");
? Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com
protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP;
? Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução;
? # Sintaxe similar a C/C++.
2 - Bibliotecas de classe do Java
Programas em Java são feitos de partes chamadas CLASSES. As classes incluem partes chamadas
MÉTODOS, que realizam tarefas e retornam alguma informação ao concluir a execução. Você pode
criar suas próprias classes e métodos, entretanto deve-se sempre que possível utilizar as bibliotecas
de classe existentes, também conhecidas como APIs (Aplication Programming Interfaces)
3 - Fase de um programa em Java
Os programas em Java passam por 5 fases: edição, compilação, carga, verificação e execução.
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Fase 2: o programa compila o arquivo .java e cria um outro arquivo com a extensão .class com os
bytecodes, que representam as tarefas a serem executadas pela JVM (Java Virtual Machine), que
não depende de um hardware específico, tornando o código portável.
Fase 3: os bytecodes (arquivo .class) são carregados na memória juntamente com qualquer outro
arquivo .class que seu programa utiliza.
Fase 4: é feita a verificação para verificar se os programas Java que chegam pela rede não
danificam os arquivos ou sistema, tornando o programação Java mais segura.
Fase 5: se tudo correr bem, a JVM executa os bytecodes, realizando assim as ações especificadas
pelo programa. Senão, podem produzir:
? Erros de tempo de execução fatais: não termina de rodar.
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? Erros de tempo de execução não-fatais: roda mas dá um resultado errado.
4 - Primeiro Programa em Java (Exemplo.java)
/**
* testando exemplos
*/
public class Exemplo
{
public static void main(String args[ ])
{
System.out.println("Primeiro Programa!");
}//fim do método principal
}//fim da classe exemplo1
4.1 - Comentários
Você pode fazer de algumas formas:
// indica que o restante da linha é um comentário, que servem para documentar um programa e
melhorar a legibilidade. É conhecido como comentário de fim de linha.
/* */ é um comentário que pode se estender por várias linhas. Ou seja, o compilador Java ignora
tudo o que estiver entre /* e */
/** */ que são comentários no estilo javadoc que os utiliza para gerar a documentação do seu
programa no formato HTML.
Observação: erro comum é esquecer um dos delimitadores de comentários.
4.2 - Declaração da Classe
Cada programa em Java consiste em pelo menos uma declaração de classe que é definida por você.
O nome de uma classe Java é um identificador, que deve
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