Métricas de Produtos de Software
Por: dpalemes • 28/6/2021 • Artigo • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 127 Visualizações
Métricas de Produto de Software
Daniel P. A. Lemes, David P. da Hora, Giovana Ap. Proença, Luciano Nascimento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP - IFSP Campus Boituva
E-mail boituva@ifsp.edu.br – Boituva – SP – Brasil
{daniel.pretini, davidhora26, giovanadeproenca78}@gmail.com, nascimento.l@aluno.ifsp.edu.br
Abstract.
This article aims to discuss software product metrics, their interaction with organizational culture and consequent implications for the effectiveness of software development. Formed from bibliographic research, the metrics model is considered a method to determine if a system, component or process has a certain attribute. It is usually calculated or composed of two or more measures, based on these definitions, it is possible to understand that software product metrics are parameters for measuring the performance of a software.
Many of the best developers measure the characteristics of their software to get an idea if the requirements are consistent and complete.
Effective project managers measure process and product attributes to be able to tell when the software will be ready for delivery and if a budget will be exceeded. software product metrics enable you to prevent computing resources from meeting requirements and drive updates and improvements across multiple existing models.
Resumo.
O presente artigo tem o objetivo de discutir as métricas de produto de software, sua interação com a cultura organizacional e consequentes implicações para a eficácia do desenvolvimento de software. Formado a partir de pesquisas bibliográfica, o modelo de métricas é considerado um método para determinar se um sistema, componente ou processo possui um certo atributo. Ela é geralmente calculada ou composta por duas ou mais medidas, baseando-se nessas definições, é possível compreender que métrica de produto de software são parâmetros para a medição do desempenho de um software.
Muitos dos melhores desenvolvedores medem as características de seu software para ter uma ideia se os requisitos são consistentes e completes.
Gerentes de projeto eficazes medem atributos de processos e produtos para serem capazes de dizer quando o software estará pronto para entrega e se um orçamento será excedido. a métrica de produto de software permite prevenir que os recursos computacionais atendam aos requisitos e propicie atualizações e melhorias através de vários modelos existentes.
1. Introdução
Uma grande dificuldade apresentada pelas organizações que atuam na área de TI, sobretudo no desenvolvimento de softwares, está em como medir o valor gasto em energia, tempo e custo financeiro nesse tipo de projeto. Além disso, cabe à Engenharia de software o papel de gerenciar a performance daquilo que está sendo desenvolvido.
Diante do exposto, o desafio para o Gestor de TI está em mensurar as atividades e custos envolvidos na construção de um software e auxiliar na elaboração do orçamento global, não envolvendo apenas as questões de performance e esforço da equipe no desenvolvimento do produto de software, mas também contribuir para que haja um equilíbrio entre valor orçado no início do projeto e o valor realizado na entrega.
O objetivo geral desse artigo é o de elucidar aos alunos, profissionais e empreendedores na área de Gestão de TI, em como reconhecer as melhores práticas referentes à métricas para o produto de software, identificando as suas principais características e investigar de que forma elas são aplicadas para evidenciar o uso da métrica de software para a sua concepção.
Nesse sentido realizamos uma pesquisa bibliográfica e exploratória de fontes secundárias, em estudos de autores que versam sobre a métrica de Software, para o embasamento das hipóteses com uma abordagem qualitativa e quanto a sua natureza, além disso, o tipo de pesquisa foi aplicada pois teve como finalidade a aquisição de novos conhecimentos para o aprimoramento do uso da métrica de produto de software na disciplina de Pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), além de propor novos estudos para futuras pesquisas.
2. Revisão de Literatura
Os sistemas de software não são limitados pelas propriedades dos materiais e nem são governados pelas leis da física ou pelos processos de produção. Simplificando a engenharia de software, já que não há limites naturais para o potencial do software. No entanto, devido à ausência de limitações físicas, os sistemas de software podem rapidamente se tornar bastante complexos, difíceis de entender e caros de modificar (SOMMERVILLE, 2019).
Referente a medição do desempenho de um software, segundo Sato (2007 apud IEEE, 1990), uma métrica é um método para determinar se um sistema, componente ou processo possui um certo atributo. Ela é geralmente calculada ou composta por duas ou mais medidas. Um exemplo de métrica é o número de defeitos encontrados após a implantação: as medidas que compõe essa métrica são o número de defeitos e a fase (ou data) onde o defeito foi identificado.
Baseando-se nessas definições, é possível compreender que métrica de produto de software são parâmetros para a medição do desempenho de um software, ou seja, padrão de medida do grau em que um sistema ou processo de software é dotado de uma dada propriedade.
Mas afinal, qual a importância dessa medição? A medição de software é um componente essencial de uma boa engenharia de software. Muitos dos melhores desenvolvedores medem as características de seu software para ter uma ideia se os requisitos são consistentes e completos, se o design é de alta qualidade e se o código está pronto para ser lançado. Gerentes de projeto eficazes medem atributos de processos e produtos para serem capazes de dizer quando o software estará pronto para entrega e se um orçamento será excedido. As organizações usam medidas de avaliação de processo para selecionar o software e determinar se ele atende aos requisitos e se há qualidade suficiente. Além disso, os mantenedores devem ser capazes de avaliar o produto atual para ver o que deve ser atualizado e melhorado (FENTON, 2014).
...