MANUAL BÁSICO DO SCRATCH
Por: Carlos Kizelevicius • 15/11/2016 • Artigo • 825 Palavras (4 Páginas) • 641 Visualizações
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MATERIAL DE ESTUDOS – 5º ANO
3º TRIMESTRE - 2016[pic 2]
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Prof. Carlos Alberto Kizelevicius
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O SCRATCH está concebido especialmente para jovens entre os 8 e os 16 anos de idade, mas é usado por pessoas com todas as idades. Milhões de pessoas criam projetos SCRATCH numa grande variedade de contextos, incluindo lares, escolas, museus, bibliotecas e centros comunitários.
ACESSANDO O SCRATCH[pic 5]
Para começar a criar suas animações, jogos ou estórias com o SCRATCH, utilize a internet e acesse o site scratch.mit.edu, e depois clique em Criar na parte superior da tela.
PROGRAMANDO COM O SCRATCH
Estas são as principais áreas do editor do projeto:
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ÁREA DO PALCO[pic 7]
Bandeira verde: inicia os blocos que você programou, e que pode ser um jogo, estória ou animação.
Parar (circulo vermelho): para de executar o seu bloco de programação (Script).
Ver em tela cheia: sua animação é exibida em grande.
BIBLIOTECA DE ATORES
A biblioteca disponibiliza atores e diversos objetos para criação de animações e jogos, também é possível importar imagens.
Clique em [pic 8] para abrir a biblioteca de atores.
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Escolha um ator: clicando em cima do ator desejado, e em seguida, clique no botão OK.
FERRAMENTAS PARA CLICAR[pic 10]
Duplicar: cria uma cópia de um ator existente.
Como utilizar: é só clicar no botão do carimbo e depois clicar em cima do ator a ser duplicado.
Apagar: apaga um ator que você não quer mais utilizar.
Como utilizar: é só clicar no botão da tesoura e depois clicar em cima do ator a ser apagado.
Aumentar: aumenta o tamanho de um ator existente.
Como utilizar: é só clicar no botão aumentar (com as setas voltadas para fora) e depois clicar em cima do ator a ser aumentado.
Diminuir: diminui o tamanho de um ator existente.
Como utilizar: é só clicar no botão diminuir (com as setas voltadas para dentro) e depois clicar em cima do ator a ser diminuído.
PALCO
Onde os Atores são colocados e onde é possível ver o resultado da programação criada. O Ator inicial que aparece no palco é o gato.
A biblioteca disponibiliza vários PANOS DE FUNDO para criação de um jogo, ou animação. Também, é possível importar imagens para panos de fundo.
Clique em [pic 11] (no primeiro botão) para abrir a biblioteca de panos de fundo.
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Escolha um pano de fundo: clicando em cima do pano de fundo desejado, e em seguida, clique no botão OK.
UTILIZANDO DOS COMANDOS DO SCRATCH (Scripts)
Para utilizar os comandos é necessário arrastar e agrupá-los, como se fosse um quebra cabeça. [pic 13]
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OS BLOCOS TEM QUE ESTAREM ENCAIXADOS.
MOVIMENTO [pic 15]
- Mova
Selecione mova 10 e arraste para a área de edição de Scripts.[pic 16]
Move o ator um determinado número de passos. O número de passos deve ser digitado no espaço branco do bloco.
- Se tocar na borda, volte[pic 17]
Se o Ator tocar na borda do palco, ele volta, e com isso ele fica se movimentado de um lado para outro dentro do palco, como se fosse um bate volta.
APARÊNCIA [pic 18]
Com este comando é possível adicionar legendas na fala dos atores, ou ainda, trocar a fantasia do ator.
- Diga
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Mostra texto em um balão de fala durante um número de segundos.
- Pense
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Exibe palavras em um balão de pensamento por um número de segundos.
- Próxima fantasia[pic 23]
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