MPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE VOIP
Por: Gelso Francisco Tuca • 31/1/2021 • Trabalho acadêmico • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 318 Visualizações
Apresentação
Para entendermos o papel das redes no mundo actual, basta olharmos para a internet que é a rede mundial, ou seja a maior rede de computadores. Basicamente, todas as transacções se utilizam internet, desde um simples acesso a um e-mail, ou até mesmo a uma transferência bancária. Vejamos o uso de um cartão de crédito ou débito para compra em um supermercado, pois essa acção, está relacionada a uma tecnologia e consequentemente a uma rede de computadores.
Problema
Devido o fraco desempenho da comunicação a nível do I.S.C.A.T, como estudantes da ENGINF – Engenharia Informática, tal facto levou-nos a desenvolver a rede VOIP, com o objectivo de partilhar voz na Instituição.
Objectivo Geral
Estudar e implementar uma rede VOIP para o I.S.C.A.T.
Objectivo Específico
- Apresentar fundamentos teóricos de uma rede de computadores
- Descrever a configuração de uma rede de computadores.
Motivação
Segundo o livro de Redes, da editora Intersaberes, diz que a demanda por parte dos agentes capacitados para actividades relacionadas à comunicação, ao processamento de dados e também das informações tem sido muito grande, este factor social, nós como estudantes de ENGINF- Engenharia Informática nos incentivou bastante para implementação de uma rede VOIP no I.S.C.A.T.
Metodologia de Pesquisa
- Por observação
Estrutura do Trabalho
Apresentação, Introdução ao projecto, Descrição do projecto, Conclusão, Recomendações e Referência Bibliográfica.
Introdução ao projecto
Com o avanço das tecnologias e o baixo custo de equipamentos, parte das instituições estão preocupados na implementação de redes de computadores para gestão, qualidade de serviço e segurança.
Mesmo fora do ambiente explicito informático, todas informações têm contacto com algum tipo de rede de maior ou menor grau. E na maioria das vezes nem mesmo percebem que está diante de uma rede de computadores.
No entanto, a rede de computadores obedece determinados procedimentos dos quais deve-se cumprir. Tais como: conhecimento dos equipamentos de rede, ligação física e lógica, não somente para dados, mas também voz sobre IP (VoIP).
- Fundamentação Teórica
Rede de computadores.
É um conjunto de dispositivos interligados capaz de trocar informações e partilhar recursos.
Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores, interligados por um sistema de comunicação (meios de transmissão e protocolos).
Objectivo de uma rede de computador
É garantir que todos os recursos de informação sejam compartilhados rapidamente, com segurança e de forma confiável.
Portanto, a rede deve possuir um meio de transmissão eficiente, regras básicas (Protocolos) e mecanismos capazes de garantir o transporte das informações entre os diferentes equipamentos.
Para que haja comunicação entre estes dispositivos (equipamentos) é necessário que se cumpra alguns requisitos, dois quais o modelo referencial a se usar, que por sua vez obedece à determinadas regras, denominados como protocolo, afim de que haja uma comunicação viável. No entanto vamos começar por descrever estes os modelos existentes.
- Modelo de Referência
Irá nos ajudar a conhecer o modelo usado para os computadores conversarem (comunicação virtual no modelo OSI) em uma rede. Na realidade, a comunicação entre dois computadores são usados vários protocolos, cada um com finalidade diferentes.
- Modelo de Referência OSI
O modelo OSI foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization) e possuí 7 camadas, cada camada possuí um subconjunto de funções e depende da camada inferior para realizar funções mais primitivas e ocultar os detalhes destas funções, e oferece serviços a próxima camada mais alta. E estas camadas são:
1º Camada Física: é a camada mais baixa do modelo OSI e define os aspectos mecânicos e eléctricos da transferência de dados. Define também a interface de Hardware entre as máquinas e as cablagens. É responsável pela estruturação de hardware, ou seja, a transmissão de bits por um canal de comunicação. Essa transmissão deve garantir que, quando um lado enviar 1 bit, o outro lado deve realmente receber 1 bit, e não 0 bit .
2º Camada de Enlace ou Link: é a camada responsável pela correcta transmissão de dados através da camada física. Assegura que os dados chegam correctamente ao seu destino.
3º Camada de Rede: Fornece os endereços para os dados, isto é, escolhe o melhor caminho entre o transmissor e o receptor. É nesta camada que trabalha o protocolo IP(Internet Protocolo).
4º Camada de Transporte: Assegura que todos os dados são enviados para o receptor na devida ordem. Nesta camada opera o protocolo TCP (Transfer Control Protocol).
5º Camada de Sessão: gere o correcto funcionamento da sessão estabelecida entre duas máquinas.
6º Camada de Apresentação: fornece conversões de formatação ao código, preservando o conteúdo da informação enquanto soluciona problemas de sintaxe que possam existir entre o transmissor e o receptor.
7º Camada de Aplicação: é a camada mais alta do modelo OSI, e fornece serviços directamente às aplicações de utilizadores, actuando como uma passagem por onde as informações entram e saíem do ambiente OSI. Tendo como seus protocolos TCP/IP incluem HTTP (Web), FTP (Transferência de Arquivos), NFS (Partilha de Arquivos), SMTP (E-mail).
[pic 1]
Figura 1. Modelo OSI
É importante notar que este modelo foi desenvolvido especialmente para redes de comutação de pacotes.
Nas redes locais baseada no protocolo TCP/IP utilizam a arquitectura Ethernet como padrão, onde incluímos a driver da placa de rede.
...