Manual do nendader
Por: leongreco • 18/5/2015 • Artigo • 267 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Entendo que o processador é o componente mais importante do computador, uma vez que é dele o papel de processar a grande maioria das informações, mas também entendo que, não necessariamente, ele seja o maior responsável pelo desempenho. Por isso, sempre devemos olhar para a aplicação à qual o equipamento se destina e dessa forma perceber que a quantidade de memória RAM ou o desempenho da placa de vídeo ou até mesmo a característica do disco rígido podem falar mais alto.
Por se tratar de um conjunto, cada componente depende diretamente dos demais para estabelecer o seu potencial. Podemos até afirmar que a nota de desempenho quase sempre é estabelecida pelo componente mais lento. Essa interdependência dos componentes elege o de pior desempenho o limite da capacidade do conjunto.
Para melhor entender essa situação, no caso de um equipamento com pouco memória RAM obriga o sistema operacional a utilizar memória virtual, limitando a velocidade de processamento ao disco rígido, que por definição é muito mais lento que a memória. Então, às vezes, o aumento da memória RAM (de pouco investimento) é suficiente para multiplicar a velocidade do computador.
Contudo, o processador ainda é o elemento central de qualquer PC. O avanço crescente da tecnologia obriga os projetistas a desenvolver peças cada vez mais ousadas dando mais capacidade de “performance” aos processadores. Mas não é uma realidade para todas as aplicações, pois com projetos tão diferentes buscando a superação dos concorrentes, estes processadores se tornam muito específicos para determinadas atividades. Em resumo, os tempos mudaram e a classificação de um processador não se dá simplesmente pela frequência de operação.
...