Metodologia cientifica
Por: Kátia Kurenai • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 640 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Alunos: Kátia Cilene Duarte Xavier Matricula: 161268
Estaife Oliveira Lima Matricula: 168333
TEMA DO TCC
DETECÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FACES
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FINALIDADE: PESQUISA APLICADA OU TECNOLÓGICA
Nos últimos anos, com o avanço das pesquisas sobre o reconhecimento facial, muitas aplicações surgiram. Os sistemas de reconhecimento facial são usados principalmente em aplicações que envolvem segurança, redes sociais, interação homem computador e em estudos de psicologia. Para aumentar o êxito na identificação de pessoas por meio de imagens digitais, tem-se criado e modificado diversos modelos clássicos de reconhecimento facial, podendo muitos deles serem utilizados de forma combinada. Neste trabalho, levou-se em consideração três etapas no reconhecimento facial: detecção, caracterização e recuperação de imagens faciais. Para isto, constituiu-se um banco de faces e métodos de cada etapa foram implementados e testados. A principal contribuição deste trabalho é o banco de faces e os métodos que podem ser reaproveitados em trabalhos futuros.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À NATUREZA: PESQUISA EXPERIMENTAL
Neste trabalho, um banco de imagens faciais foi criado, este banco conta com imagens de 30 voluntários. Todas as imagens passaram pela detecção de pele, com o intuito de separar a área de interesse do restante da imagem. A partir de então a face é detectada e são realizados os testes com a extração de características de um determinado conjunto de imagens. Por fim, um segundo conjunto de imagens é comparado, usando dois métodos de cálculo de distância. Os resultados obtidos são animadores.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA DE ABORDAGEM: PESQUISA QUANTITATIVA (PESQUISA ANALÍTICA)
Neste trabalho, apresentou-se um sistema de reconhecimento facial através da segmentação de pele, detecção da face por meio do método de Viola-Jones a extração de características usando Análise de Componentes Principais e por fim comparando imagens da face por meio de dois métodos, distância Euclidiana e de Mahalanobis. Um banco de faces também foi constituído, por meio de imagens de 30 voluntários.
Realizou-se um experimento para buscar um limiar que fosse bom o suficiente para destacar a pele no banco de dados criado. Neste experimento, foi verificado que o limiar de 5 à 55 obteve o melhor resultado, destacando a pele e evitando falsos positivos.
CLASSIFICAÇÃO QUANTOS AOS OBJETIVOS: PESQUISA EXPLICATIVA
O objetivo deste trabalho é estudar, aplicar e analisar os métodos mais eficientes de detecção, caracterização e recuperação de faces em imagens digitais.
Os objetivos principais deste trabalho são:
• Constituir um banco de faces, com imagens da face em diferentes posições, iluminação e com uso ou não de óculos;
• Estudar técnicas de segmentação de pele e aplicar uma das técnicas estudadas;
• Estudar técnicas para a detecção de faces em imagens e aplicar uma delas;
...