O Hardware e Sotware
Por: Ary Julio • 24/5/2015 • Projeto de pesquisa • 856 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
Antes de iniciarmos os detalhamentos sobre Hardwares e Softwares, é importante sabermos os fundamentos do uso de TI.
TI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO é uma metodologia onde se aplicam os recursos de informática, redes, telecomunicações, automação (industrial, comercial, bancária e pessoal), sistemas integrados aos recursos produtivos empresariais. Neste item vamos conceituar estes componentes para o melhor entendimento dos recursos tecnológicos e dos recursos produtivos que encontramos nas organizações, utilizando-se de TI para a integração através dos Sistemas de Gestão Integrados e a Internet, visando o aumento da produtividade, redução de custos, segurança e disponibilização da informação em qualquer local e momento, através de computador (fixo ou móvel), ou celular.
Com isso, podemos afirmar que encontramos hardwares e softwares nesta metodologia.
HARDWARE é toda parte tangível do computador, formado pela CPU, placas, dispositivos eletrônicos e também seus periféricos.
A CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) é a parte principal do computador, o processador onde ocorre o processamento eletrônico dos dados e sua transformação em informação, componente que está afixado à placa mãe do computador e determina a capacidade e volume de processamento.
Para seu funcionamento, depende dos periféricos que são classificados como:
Entrada: teclado, mouse, scanner, etc.
Saída: Monitor, impressora, plotter, caixas de som, etc.
Entrada / Saída: Monitor toque de tela, multifuncionais, unidades de disco, leitores e gravadores de CDs e DVDs, placas de rede, etc.
HARDWARE DE REDE: São os equipamentos utilizados para a conexão de redes a cabo ou rede sem fio (wirelless), como exemplo Hub, Switch, Roteadores, Cabos, Terminais, Conectores RJ45, terminações, caixas, canaletas, antenas, ponto de acesso e protocolos.
Parte integrante sistema computacional, que possui uma classificação à parte devida sua importância e utilização, onde determinam a capacidade de armazenamento e uso dos dados, são as Unidades e dispositivos de MEMÓRIA. São elas:
•Memória ROM (Read Only Memory): Pré-gravada com instruções de pré-ignição do computador (BOOT). É um chip de BIOS com programa escrito pelo fabricante do micro.
•Memória RAM (Random Access Memory): Formada por um número específico de bytes e delimita o tamanho da máquina. Determina quantos programas você pode executar ao mesmo tempo, devido ao seu espaço, quanto maior, mais rápido e mais programas abertos simultaneamente.
•Memória MASSA ou AUXILIAR (HD): Grande capacidade de armazenamento. Determina quantos programas, arquivos e dados podem ser armazenados.
•Memória CACHE ou SOMBREAMENTO: Múltiplos de 256 k que aceleram comandos. Utilizada para guardar os endereços e comandos de memória para execução imediata evitando segunda ou outras leituras para endereçamento de dados (sombreamento), tornando mais rápido o acesso a disco e troca de informações.
SOFTWARE são os programas de computador. É a parte intangível do computador, representado pelos programas, linguagens, dados e informações, atualmente também as músicas e imagens. Classificam-se em:
- SISTEMAS OPERACIONAIS: Conjunto de programas que gerenciam e controlam o computador, através do controle ou gerenciamento das áreas de Memória, Processamento, Informação e Periféricos. É a alma do computador, o programa que dá um sopro de vida ao hardware, e através deste se troca dados com o processamento, armazena-se dados e acessa via eletrônica ou papel. Quanto ao seu funcionamento são divididos em MONOTAREFAS, os monousuários (para um só usuário) e MULTITAREFAS, os multiusuários (diversos usuários).
...