O Museu da Inconfidência
Por: Eduardo Menezes • 21/2/2019 • Seminário • 337 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII.
O museu é localizado em frente à praça da independência, em 1894 passou a ser chamada de praça Tiradentes em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Feito para resgatar a memória do país, em 1 830-Governo de Getúlio Vargas.
No térreo, está exposta a infraestrutura econômica, social e política de Vila Rica, no piso superior se destaca como se impôs e evoluiu: a religião católica, a arte sacra, o mobiliário e a música.
No saguão, entrando a esquerda está a Sala Origem= expondo artefatos como a urna funerária indígena (período Pré-Colonial), caçambas feitas de madeira e latão (Século XVIII- 1º metade), Sinetes feitos de latão e marfim (Século XVIII-2º metade), cofre feito de ferro e latão (Século XVIII), Santíssima Trindade- Francisco Xavier de Brito (Madeira esculpida, com vestígios de policromia. Século XVIII), bússola, urna de eleição (madeira e prata-1750), dois marcos de sesmaria de Vila Rica (Quartzito Itacolomito-1747).
Seguindo em frente, encontra-se a sala da época do império, Ouro Preto em 1823 torna-se centro administrativo de Minas Gerais, em exposição observa-se panoramas de Ouro Preto 1870-1876 (fotografia), prensa (madeira torneada e ferro, século XIX- 1ºmetade), armas do império do Brasil (cobre, tintas e purpurina, Século XIX-1º metade), candeeiro- 1883.
Voltando ao saguão e subindo as escadas, observa-se, Retábulo (madeira de cedro policromada e dourada, século XVIII-2ºmetade, estilo barroco para o Rococó). Ao seguir a esquerda nota-se uma sala com várias esculturas de Santos como por exemplo: Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Menino Jesus Salvador do Mundo, São João Batista, Nossa Senhora da Conceição, e as esculturas feitas pelo Mestre Piranga (Santa Bárbara e Nosso Senhor dos Passos).
...