O Software para Controle de Equipamento
Por: Ana Paula • 17/6/2023 • Trabalho acadêmico • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 82 Visualizações
UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Projeto Colégio Vencer Sempre
Software para controle de equipamento
Universidade Paulista
2022
UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
CURRICULAR
Projeto Colégio Vencer Sempre
Software para controle de equipamento
RESUMO
Este trabalho acadêmico tem como objetivo detalhar todas os passos de uma contratação para o desenvolvimento de um software que administrará o almoxarifado de equipamentos audiovisuais do “COLÉGIO VENCER SEMPRE”, desde o orçamento, previsão de gastos, cronograma de entrega, dividindo o projeto e suas fases por dia, passando pelas etapas de levantamento, análise e documentação dos requisitos funcionais, prototipação de alta fidelidade, especificação de interfaces, até as etapas mais técnicas com a codificação em linguagem orientada à objetos, testes, entrega do produto, e implantação, treinamento junto ao usuário e Será documentado todo o processo e metodologia de software utilizada na implantação do sistema para obtenção de um produto com qualidade e eficiência, utilizando a metodologia MPS-BR para obter práticas de engenharia de software, testes (incluindo todo o roteiro, os estudos de casos de sucesso e insucesso, fichas de execução dos testes), negociação o que o contrato abrange, com o intuito de crescimento para New Code a recente empresa de software que procura se consolidar no mercado.
Palavras chaves: economia – protótipos - gestão de qualidade
ABSTRACT
This academic work aims to detail all the steps of a contract for the development of a software that will manage the storeroom of audiovisual equipment of the "VENCER SEMPRE" school, from the budget, forecast spending, delivery schedule, dividing the project and its phases by day, through the stages of survey, analysis and documentation of functional requirements, high fidelity prototyping, specification of interfaces, to the more technical stages with coding in object-oriented language, testing, product delivery, and deployment, user training, and the entire process and software methodology used in system deployment will be documented to obtain a product with quality and efficiency, using the MPS-BR methodology for software engineering practices, testing (including the entire script, case studies of success and failure, test execution sheets), negotiation, and what the contract covers, with the intention of growth for new code a recent software company that seeks to consolidate itself in the market.
Keywords: economy - prototyping - quality management
Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. ECONOMIA E MERCADO 7
2.1 A microeconomia na nossa empresa 7
2.2 Relações contratuais 9
3. ENGENHARIA DE SOFTWARE 10
3.1 Qualidade de software 10
3.2 Diagramação do banco 11
4. PROJETO DE INTERFACE COM USUÁRIO 12
5. ROTEIRO DE TESTE 18
5.1 Requisitos funcionais e não funcionais 18
5.2 Casos de testes 18
6. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 21
6.1 Classes 21
6.2 Herança 21
6.3 Polimorfismo 21
7. CONCLUSÃO 22
8. REFERENCIAS 23
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o Projeto Integrado Multidisciplinar, no qual o objetivo principal é apresentar um Sistema de Reserva de Equipamentos para a escola chamada “COLÉGIO VENCER SEMPRE”. O colégio possui um almoxarifado de equipamentos de apoio para os professores e coordenadores como: (Data show, TV, Projetor, Sistema de áudio microfone, caixa amplificada, notebooks, tablets kit multimidias etc.). No passado os professores realizavam agendamento dos equipamentos com uma planilha impressa que gerava divergências no almoxarifado, em qual equipamento estava em uso ou não. Esses aparelhos tecnológicos que auxiliam os professores e coordenadores a ministra suas aulas e são parte do aprendizado dentro das escolas, e se tornaram elementos indispensáveis para as instituições de ensino em todo mundo. Com base nos aprendizados obtidos nas disciplinas de: Engenharia de Software II, Economia e Mercado, Projeto de interface com o usuário e Programação Orientada a Objetos I, desenvolvemos um projeto de reserva de equipamentos.
ECONOMIA E MERCADO
2.1 A microeconomia na nossa empresa
Somos a New Code, uma empresa de tecnologia de pequeno porte que entrou a pouco tempo no mercado. Conseguimos um contrato para desenvolvermos um aplicativo para o colégio Vencer Sempre localizado na região Oeste de São Paulo. Antes de iniciarmos o projeto, devemos identificar o mercado a qual faremos parte para fornecer serviços e consequentemente conseguir a base de clientes e lucros para a sustentação da empresa. Antes de determinar o mercado e preços a serem exercidos, é necessário entender como a economia funciona no caso da nossa empresa. Para isso é necessário verificar o que foi dito por Micaela Pinho (2019) em seu livro: “Microeconomia - Teoria E Prática Simplificada “. Da ótica de análise de agente econômico, a microeconomia busca compreender o equilíbrio do mercado de bens e serviços na formação dos preços em diversos mercados a partir do equilíbrio entre a oferta e a demanda. Considera que os preços são elementos de equilíbrio no uso eficiente dos recursos escassos da sociedade e funciona como um elemento de exclusão, levando em conta a renda disponível dos consumidores, derivada de sua atividade econômica ou de suas reservas. Perceba que a unidade de análise é individual, entre consumidor e produtor, buscando o equilíbrio a um preço justo no mercado, que maximize a renda do agente econômico produtor e do consumidor, que busca satisfazer seus desejos e necessidades.
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