Os Exercícios Qualidade do Processo
Por: Ramon Almeida • 10/2/2021 • Trabalho acadêmico • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
Exercícios: Qualidade do Processo
- Pesquise sobre o CMMI-Dev 2.0. Quais as principais semelhanças e diferenças para a versão 1.3? Como trata a questão de empresas ágeis?
R: É um recurso usado como ferramenta de melhoria contínua de processos, é
uma metodologia inovadora e muito adotada, principalmente por empresas de
desenvolvimento desoftware.
Anteriormente, com o CMMI 1.3 e com as variações de CMMI Desenvolvimento,
CMMI Serviços e CMMI Aquisição, muita coisa melhorou. Ainda assim, a versão não
cumpria com a harmonização e ainda apresentava muitas inconsistências.
Foi assim que surgiu a versão 2.0: uma integração de todas essas evoluções.
Para manter a compatibilidade com a versão anterior, o CMMI Institute disponibilizou
diferentes “visões” do mesmo modelo: desenvolvimento, serviços e gestão de
acordo com os fornecedores
Utilizado em mais de 60% de projetos ágeis de todo o planeta, o Scrum é um framework de planejamento e gerenciamento de projetos de software.
As versões anteriores do CMMI frequentemente geravam polêmica, pelo fato de não serem consideradas suficientemente compatíveis com o Scrum e outras ferramentas de desenvolvimento ágil. No entanto, desde março de 2018, a polêmica foi finalizada.
O CMMI 2.0 conta com orientações de como estimular a agilidade e o desempenho dos processos em projetos ágeis, incluindo o Scrum. O CMMI Institute alega que existem condutas exatas para orientar as organizações desses projetos, com o intuito de enriquecer os seus processos e alavancar a competência em suas práticas ágeis.
Diferenças e semelhanças:
CMMI V2.0 inclui as seguintes alterações da V1.3:
1. Foco no Desempenho: Novas práticas de desempenho foram incorporadas ao modelo em todos os níveis de Maturidade para enfatizar e focar na melhoria do desempenho organizacional para reconhecer um ROI mais visível.
Isso reflete o clima empresarial moderno, em que o desempenho é a chave para o sucesso de cada organização - independentemente do nível de maturidade. Com o desempenho agora integrado em todos os níveis, as organizações podem planejar um caminho mais metódico e passo a passo para alcançar melhor desempenho e alta maturidade.
O nível 1 começa abordando o desempenho básico. Esse desempenho é construído à medida que as práticas sobem em níveis, com as práticas do Nível 2 incluindo / abrangendo o Nível 1 e as práticas dos níveis 3 a 5 construindo nos níveis inferiores para evoluir ainda mais.
O relatório de desempenho vinculado a cada avaliação de referência permite uma consciência mais eficaz das melhorias de desempenho organizacional.
2. Melhor usabilidade e orientação integrada: CMMI V2.0 é construído em uma arquitetura escalável que permite a integração perfeita de novo conteúdo para fornecer orientação para necessidades específicas de negócios.
Atualmente, o CMMI Development V2.0 inclui orientações específicas para ajudar as organizações que usam métodos ágeis de desenvolvimento a fortalecer seus processos e dimensionar suas práticas ágeis com foco no desempenho. Conteúdo adicional, como Proteção, Segurança e muito mais, ainda está por vir.
Inclusão de práticas de Nível 1 para permitir que novas organizações tomem medidas incrementais para melhorar e obter sucesso precoce.
Formato online opcional disponível para tornar o conteúdo facilmente selecionável e acessível.
Avaliações de vários modelos serão mais fáceis de gerenciar, com apenas o modelo adicional ou conteúdo específico de domínio a ser adicionado uma vez que as práticas básicas do CMMI tenham sido implementadas.
3. Mais fácil de entender e acessar: CMMI V2.0 foi escrito em linguagem comercial não técnica; isso tornará o CMMI V2.0 mais acessível para falantes não nativos de inglês e mais fácil de traduzir para diferentes idiomas
Cada área de prática tem um caminho de melhoria evolutiva onde as práticas em um nível se baseiam nas práticas dos níveis anteriores.
Metas e práticas genéricas foram substituídas por práticas de construção e sustentação.
Os usuários licenciados poderão ver tanto ou pouco do modelo quanto for útil para eles. Em vez de percorrer um PDF ou folhear um livro, os usuários podem clicar e pesquisar para encontrar rapidamente o conteúdo de que precisam. Os usuários licenciados terão acesso a todo o conteúdo do modelo CMMI V2.0 atualmente disponível, bem como a qualquer novo contexto, durante o período de licença.
4. Maior valor e confiabilidade das avaliações:
- Avaliação SCAMPI A vs. avaliação de referência
As avaliações de benchmark (substituindo as avaliações SCAMPI A) podem resultar em uma classificação de nível de maturidade válida por 3 anos.
Novos métodos de avaliação incluem uma abordagem de amostragem aleatória validada estatisticamente que fornece uma cobertura mais ampla para análise de dados na Unidade de Trabalho (WU) e redução significativa em qualquer viés de resultados.
Abordagem de avaliação e planejamento são enfatizados, a fim de reduzir o tempo geral de preparação envolvido.
- Avaliações de sustentação
As avaliações de sustentação (nova classe de avaliação) implicam em um escopo substancialmente reduzido para verificar a sustentação do processo para garantir que a maturidade seja mantida ao longo do tempo.
A realização de uma avaliação de Sustentação pode estender uma classificação de nível de maturidade do Benchmark por mais 2 anos.
Após a avaliação de Benchmark inicial, você pode conduzir 3 avaliações de Sustentação consecutivas antes de precisar refazer a linha de base com outra avaliação de Benchmark.
- Avaliações SCAMPI B e C vs. avaliações de avaliação
As avaliações de avaliação (substituindo as avaliações SCAMPI B & C) podem ser usadas por organizações em qualquer escopo e em qualquer seção do conteúdo do modelo CMMI V2.0, fornecendo flexibilidade para atender aos objetivos de negócios.
...