Os Protocolos e Topologias de Rede
Por: Fake Gui • 27/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
1.0 PROTOCOLOS DE REDES
Protocolos de redes são regras que controlam e possibilitam uma conexão, transferência de dados e comunicação entre dois sistemas computacionais, fazendo com que duas máquinas “falem a mesma língua”. Eles podem ser implementados pelo hardware, software ou por ambos.
1.1 TCP/IP
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol, em português: Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet) é o principal protocolo de envio e recebimento de dados na internet. Ele é, na verdade, um conjunto de protolocos, e este é divido em quatro camadas, que são responsáveis por tarefas distintas: Camada de aplicação (recebimento de informações), camada de transporte (empacotadas para o formato de rede), camada de rede (endereçamento dos dados) e camada de interface (envio de dados). Essa divisão garante a integridade dos dados que circulam na rede. Seus benefícios são: padronização, interconectividade, roteamento, ser escalável, multiplataforma e permitir o acesso à internet.
1.2 FTP
FTP (File Transfer Protocol, em português: Protocolo de Transferência de Arquivos) foi criado para ocorrer a transferência de arquivos, possibilitando tanto download como upload. Assim, é o protocolo que permite publicar arquivos na internet. A transferência é feita entre um servidor e um cliente, sendo o servidor o local onde os dados ficarão hospedados. Vale ressaltar que a conexão é sempre autenticada por um nome de usuário e servidor em um determinado endereço de IP, para fins de segurança.
1.3 IRC
IRC (Internet Relay Chat, em português: Chat Real na Internet) é um protocolo de comunicação utilizado em chats (bate-papo) e troca de arquivos. É necessário um cliente de IRC para a comunicação sob o mesmo protocolo, também sendo necessária conexão com a internet. Foi muito famoso entre 1990 e 2000, atualmente é moderadamente utilizado.
1.4 HTTP
HTTP (Hypertext Transfer Protocol, em português: Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação utilizado na internet, e é a base da World Wide Web (rede mundial de computadores). Sua função é a troca ou transferência de hipertextos entre computadores. Para seu funcionamento, é necessário que o TCP/IP torne possível a conexão cliente-servidor. Assim sendo, o HTTP utiliza este modelo (cliente-servidor).
1.5 TLS
TLS (Transport Layer Security, em português: Segurança da Camada de Transporte) é um protocolo de segurança sucessor do SSL, sendo mais seguro e atualizado que o antigo. Ele permite uma conexão segura entre lados do cliente e servidor em uma aplicação na web. Permite que o usuário criptografe os dados que envia, pois o cliente e o servidor usam chaves de sessão para criptografar e descriptografar os dados que enviam um para o outro, para validar sua integridade.
2.0 TOPOLOGIAS DE REDES
Como já introduzido, a topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Assim, segue os tipos de topologia e algumas de suas vantagens e desvantagens.
2.1 PONTO A PONTO
É a mais simples das topologias (porém ultrapassada). Cada um dos pontos funciona tanto como cliente quanto como servidor, fazendo com que não haja a necessidade de um servidor central para o compartilhamento de dados e serviços. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar um ao outro.
Vantagens:
- Baixo custo;
- Fácil implementação.
Desvantagens:
- Baixa segurança;
- Não existe um administrador de rede;
- Não existem micro servidores;
- Problemas para a rede crescer de tamanho.
[pic 1]
Imagem 1: Representação da topologia ponto a ponto
2.2 BARRAMENTO
Um dos tipos de topologia mais comuns, na qual todos os computadores estão conectados a um mesmo barramento físico de dados. Assim, quando uma máquina de comunica, todas as outras a “escutam” e recolhem os dados destinados a elas. Os computadores transmitem dados um por vez, caso haja um tentando fazê-lo ao mesmo tempo é necessário reiniciar a transmissão devido a colisão de dados.
Vantagens:
- Mídia barata, fácil de trabalhar e instalar;
- Simples e relativamente confiável;
- Fácil expansão.
Desvantagens:
- Lentidão em situações de tráfego pesado;
- Problemas difíceis de isolar;
- Falha no cabo paralisa toda a rede.
[pic 2]
Imagem 2: Representação da topologia de barramento
2.3 ÁRVORE
A topologia em árvore é uma série de barras interconectadas, seus ramos menores são conectados a uma barra central. Muito utilizada na ligação de concentradores e repetidores, processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação.
Vantagens:
- Muito flexível;
- Boa manutenção e gestão do conjunto de redes.
Desvantagens:
- Quando os concentradores (hub’s) falham, a rede para de funcionar.
[pic 3]
Imagem 3: Representação da topologia em árvore
2.4 ANEL
Na topologia em anel, os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são passados em somente uma direção, de nó em nó, até o destino. Ou seja, uma mensagem é enviada para uma estação, que passa para outras através de retransmissões até ser retirada pela estação destino ou estação fonte.
...