PENSAMENTO E LINGUAGEM
Por: Guilherme Winchester • 21/3/2016 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Esse trabalho abordará a fase do desenvolvimento cognitivo, baseado no estágio pré-operacional de Jean Piaget, além do tema: A narrativa de uma criança entre 2 e 4 anos atende ao pensamento logico compartilhado?
Nessa faixa etária de idade há um desenvolvimento marcante da linguagem, o desenvolvimento da função semiótica, nessa fase é onde as crianças utilizam símbolos para representar a realidade, ou seja, ações, situações e pessoas por palavras. A forma de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget surpreende pela forma como explica a linguagem e o surgimento de vários processos cognitivos como a percepção, pensamento, a inteligência entre outros.
Entre 2 e 4 anos é fase onde a criança começa a representar os objetos e o mundo. A linguagem é o que caracteriza a passagem da fase sensório motor de Jean Piaget para pré-operacional. É a partir da linguagem que a criança começa a descrever os objetos de conhecimento, mas será que a criança é capaz de desenvolver um pensamento logico?
Para Piaget, a partir do egocentrismo a inteligência é formada pela adaptação. Durante essa fase o pensamento pré-operatório recebe o nome de pensamento egocêntrico, não é flexível e tem como referência a própria criança, outra caracteriza importante dessa fase é o animismo que atribuições de sentimentos e intenções a coisas e animais.
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
...