PENSAMENTO LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Por: bd01 • 18/10/2015 • Dissertação • 523 Palavras (3 Páginas) • 1.131 Visualizações
GEADUAÇÃO EDA. (UCS/UNC/UNF)
POLO INSTITUTO PRESBITERIANO INDEPENDENTE DE ENSINO – IPINEN
CURSO:LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
2° SEMESTRE
DISCIPLINA:PENSAMENTO LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO
UNID:II-PENSAMENTO,LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
NOME: MARIA APARECIDA PEREIRA DE OLIVEIRA
RGM: 15247813
ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS
A MUDANÇA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMEÇOU JÁ FAZ ALGUM TEMPO; ONDE O MEC ESTIPULA IDADE PARA QUE A CRIANÇA INICIE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO,OU SEJA A CRIANÇA QUE COMPLETA SEIS ANOS EM ATÉ 31 DE MARÇO,TEM QUE INGRESSAR NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ESTA MUDANÇA GEROU MUITAS POLÊMICAS, PRINCIPALMENTE PARA OS PAIS,MESTRES E UM DESCONFORTO PARA AS CRIANÇAS. EMBORA MUITOS ESPECIALISTAS DIZEM QUE NÃO EXISTE IDADE CERTA PARA O APRENDIZADO DA ESCRITA E DA LEITURA,QUE ESSE PROCESSO PODE VARIAR DE UMA CRIANÇA PARA OUTRA, E MUITAS DAS VEZES A CRIANÇA COMPLETA SEIS ANOS ATÉ A DATA LIMITE;MAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR,EMOCIONAL,COGNITIVO;NÃO ESTÁ PREPARADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL,E DEVIDO A SUA IMATURIDADE NÃO CONSEGUEM ACOMPANHAR AQUELAS QUE ESTÃO COM A MESMA IDADE E QUE DESENVOLVERAM SUAS HABILIDAES MAIS CEDO.
POR OUTRO LADO TEMOS A FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORFS NO BRASIL; QUE NÃO CONCORDA COM ESSA MUDANÇA, POIS DEFENDEM A IDÉIA DE QUE A CRIANÇA ATINGE A SUA MATURIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO SOMENTE AOS SETE ANOS DE IDADE.
APARTIR DO ANO DE 2005 TORNOU-SE OBRIGATÓRIO A CRIANÇA INGRESSAR NO PRIMEIRO ANO AOS SEIS ANOS DE IDADE, E O ENSINO FUNDAMENTAL PASSOU A TER DURAÇÃO DE NOVE ANOS, MINIMIZANDO A DIFERENÇA DO ENSINO PÚBLICO E DO PARTICULAR;BUSCANDO MELHORIAS NA TENTATIVA DE REDUZIR A DEFASAGEM DO SISTEMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA COM RELAÇÃO AOS PADRÕES INTERNACIONAIS.
ALGUNS PROFISIONAIS DA EDUCAÇÃO ACREDITAM QUE ESSA MUDANÇA TERÁ QUE COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; QUE APARTIR DESSE MOMENTO PASSA A TER UM PAPEL IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SOCIALIZANDO A CRIANÇA, TRABALHANDO A MOTROCIDADE, A LATERALIDADE, DIMENSÃO ESPACIAL E ATÉ MESMO A ALFBETIZAÇÃO ORAL; PREPARANDO-OS GRADATIVAMENTE PARA A MUDANÇA, DO INFANTIL PARA O FUNDAMENTAL.
HOJE, ESTUDANDO E CONHECENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; SOU A FAVOR DE INICIAR A ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS DE IDADE. PORQUE, NESTA FASE INICIA O ESTÁGIO CATEGORIAL DA CRIANÇA, PERÍODO QUE INICIA O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA,ESTABILIZANDO O PENSAMENTO SÍMBOLICO,TRANFORMANDO-SE EM MAIS UM INSTRUMENTO COGNITIVO.CAPACITANDO A CRIANÇA PARA APRENDER A LER, ESCREVER, AUMENTANDO O NÍVEL DE CONCENTRAÇÃO NO UNIVERSO DOS NUMEROS E DA MATEMÁTICA.
MAS JÁ SOFRI MUITO COM ESTA MUDANÇA; PRINCIPALMENTE QUANDO FIQUEI SABENDO QUE MINHA FILHA INICIARIA NO PRIMEIRO ANO ANTES MESMO DE COMPLETAR OS SEIS ANOS DE IDADE. FIQUEI DESESPERADA, E MINHA FILHA UMA MISTURA DE ANCIEDADE E MEDO. MAS COMO MÃE, SABIA QUE NAQUELE MOMENTO ELA PRECISAVA DE TODO DA FAMÍLIA, ONDE COMEÇAMOS EM CASA, O PROCESSO, DANDO CONTINUIDADE AO QUE ELA APRENDIA NA SALA DO PRÉ, PREPARANDO-A PARA O PROMEIRO ANO.
E PARA MINHA SURPRESA, MINHA FILHA NÃO TEVE NENHUMA DIFICULDADE DE APRENDIZADO; HOJE NO SEGUNDO ANO, SABE LER E ESCREVER CORRETAMENTE.
...