PIM I - Gestão de Tecnologia
Por: tulioribeiro • 31/5/2016 • Monografia • 1.993 Palavras (8 Páginas) • 332 Visualizações
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Gestão de Mecanismos
“Um estudo sobre Captação de Movimentos para condomínios empresariais.”
Aluno: Marco Túlio Ribeiro - 1624518
Sup. Gestão da Tecnologia da Informação
Polo Unip São João Del Rei - 2016
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Sup. Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Mecanismos
“Um estudo sobre Captação de Movimentos para condomínios empresariais.”
Polo Unip São João Del Rei - 2016
RESUMO
O presente trabalho é um projeto de adequação tecnológica e de sustentabilidade para melhorar a eficiência energética e gestão do conjunto de edifícios para uso como condomínio empresarial.
O foco principal desse trabalho é a utilização de um sistema inteligente e de código livre que combinado com hardwares livres como arduino podem garantir segurança, melhor eficiência energética e reduzir desperdícios atingindo os mais altos padrões de sustentabilidade amparados pela ABNT 14001 de 06/11/2015.
A referida norma especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. Esta Norma é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.
Palavras chave: Arduino, automação, logística, tecnologia, motion.
ABSTRACT
This work is a technological adaptation project and sustainability to improve energy efficiency and management of all buildings for use as business condominium.
The main focus of this work is the use of an intelligent system and open source which combined with free hardware such as arduino can ensure security, improving energy efficiency and reducing waste reaching the highest sustainability standards supported by ABNT 14001 06/11/2015 .
That standard specifies the requirements for an environmental management system that an organization can use to improve their environmental performance. This standard is intended for use by an organization that seeks to manage its environmental responsibilities in a systematic way, to contribute to the environmental pillar of sustainability.
Keywords: Arduino, automation, logistics, technology, motion
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVOS 7
2.1 – SISTEMA MOTION. 7
2.2 SISTEMAS UTILIZADOS 9
2.3 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ARDUINO UNO..............................................10
2.4 - CIDADES ONDE SERÃO CONSTRUÍDOS OS CONDOMÍNIOS: 11
2.5 – MÉDIA DA VARIÁVEL RENDA E AMPLITUDE 12
2.6 – CASOS DE USO 13
3. CONCLUSÃO 14
4. REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Diante do atual cenário mundial e da perspectiva de crescimento das economias em torno do “politicamente correto”, a gestão da eficiência energética em edificações sustentáveis cria uma verdadeira gama de possibilidades em torno da utilização das tecnologias vigentes e disponíveis, cada vez mais, de forma acessível e código livre.
O presente trabalho está voltado para os imóveis que serão construídos pela Green Life Construtora - S.A e traz apenas considerações acerca do uso do sistema inteligente MOTION, que combinado com hardware livre pode garantir eficiência energética para o uso e gestão dessas edificações.
2 - OBJETIVOS
Apresentar a solução em código livre MOTION como captador de movimentos e sugerir sua utilização com hardwares livres para aumentar a demanda de processos que envolvam eficiência energética, segurança e presenrvação ambiental.
2.1 – SISTEMA MOTION
MOTION é um software livre sobre a licença GNU que permite transformar a webcam de um computador portátil em uma câmera de segurança.
Trabalha apenas quando o número de pixels é alterado no quadro, ou seja, ela não filma o tempo todo como as câmeras de segurança normais, somente quando há movimentos expressivos dentro do quadro definido.
Arquivo principal: /etc/motion/motion.conf
CONFIGURAÇÕES RELEVANTES:
● daemon off
– alterar esta opção para on o programa roda em background
● videodevice /dev/video
– device da webcam
● width 680
– altere para um tamanho que melhor lhe convenha
● height 420
– altere para um tamanho que melhor lhe convenha
● framerate 4
– número de quadros a ser capturado por segundo
● auto_brightness off – se sua câmera não tem correção de brilho automático, é interessante alterar o valor para on
● quality 75
– qualidade da imagem capturada
● ffmpeg_video_codec swf – formato do vídeo salvo. Os formatos suportados são: mpeg1, mpeg4, msmpeg4, swf, avi, flv e ffv1
● locate off – se alterado para on, desenha um quadro indicando onde ocorreu o movimento na imagem
● target_dir /tmp/motion
– local onde as imagens e vídeos serão salvos
● webcam_port 8081
– porta para acesso web
● webcam_localhost on – se estiver on, permite acesso pelo navegador somente local, se estiver off, permite que qualquer computador veja as imagens pelo navegador
LAMP é uma combinação de softwares livres e de código aberto. O acrônimo LAMP refere-se as primeiras letras de
...