PMI, PMBok e PMP - Conceitos, Correlação Entre Eles
Por: Bruno Siepko • 19/9/2022 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
O PMP
Trata-se de um acrônimo para Project Management Professional que deve contribuir para o desenvolvimento e implementação de métodos, processos, padrões, diretrizes, parâmetros e ferramentas de gestão - além de liderar projetos, intervir e expressar quando necessário para que seja concluído no prazo e entregue conforme o esperado.
Embora muito próximas e relacionadas, as siglas PMBoK, PMI e PMP referem-se a coisas completamente diferentes. O primeiro a representar o principal guia de gerenciamento de projetos do mundo.
O segundo aborda a origem de tudo, um instituto que reúne especialistas para discutir um tema. Terceiro, PMP, refere-se ao recurso humano responsável pela implementação das melhores práticas, que o PMI traduz em PMBoK de forma organizada.
Tomados em conjunto, estes três acrónimos têm valor metodológico e integram elementos para alcançar os melhores meios de execução do projeto, avaliação e controlo de riscos, sourcing, alocação de recursos humanos e a participação de todos os intervenientes na implementação do projeto.
Estrutura para Implementação
As melhores práticas sugeridas no PMBoK orientam a criação da estrutura adequada para implantação de projetos, conhecida como escritório de projetos. Esses escritórios geralmente são unidades que centralizam e coordenam o gerenciamento de projetos, apoiando a comunidade do projeto e fazendo conexões entre o negócio e seus objetivos.
O escritório de projetos é a pessoa que supervisiona o processo que toda a empresa ou os departamentos diretamente envolvidos no projeto devem seguir. Essa estrutura também atua como um centro de referência para gestão de projetos dentro da organização, prestando assessoria e treinamento aos envolvidos.
Quais ferramentas usar
Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, o mercado possui diversas soluções de gerenciamento de projetos que melhoram o desempenho, visualizam todos os recursos envolvidos e os aplicam corretamente para aumentar a produtividade.
Ao optar por focar em diferenciais como facilidade de customização às necessidades do negócio, integração de todos os módulos e geração de relatórios gerenciais otimizados para melhor gestão.
Em termos de metodologia, a abordagem adotada pela empresa parte do desenvolvimento das discussões apresentadas pelo PMI e aborda áreas específicas do projeto, como desenvolvimento de software e TI.
Uma metodologia ágil, que propõe ações aceleradas, garante a melhoria contínua dos projetos por meio da flexibilidade e abertura a mudanças e interações em equipe. O método mais conhecido é o Scrum, que permite a entrega rápida (diariamente se possível) para atingir um objetivo definido.
Para que os negócios sejam eficazes, é necessário um bom gerenciamento de projetos para atingir os objetivos estratégicos. Pode antecipar problemas no futuro e reagir rapidamente às mudanças.
Aliar a isso significa que o acompanhamento de ponta a ponta dos projetos é um investimento que vale a pena e com retornos positivos para o negócio.
Como resultado, o Project Builder, o software de gerenciamento de projetos em nuvem mais antigo do mercado, pode ser muito eficaz.
...