PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM V
Por: César Heberton • 19/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.607 Palavras (11 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM V
ROTEIRO DE TESTES PARA UM SISTEMA
AFOGADOS DA INGAZEIRA - PE
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM V
ROTEIRO DE TESTES PARA UM SISTEMA
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V para obtenção de título apresentado a Universidade Paulista – UNIP
Orientador: André Luiz Dias Ribeiro
AFOGADOS DA INGAZEIRA - PE
2018
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, tem como base de elaboração as disciplinas estudadas em cada bimestre. O objetivo deste PIM é através dos conteúdos de Engenharia de Software II e Projeto de Interface com o Usuário desenvolver e executar um roteiro de teste e realizar uma inspeção de usabilidade de um Sistema de Formação de Artigos Acadêmicos, com o objetivo de verificar sua correção em relação ao comportamento esperado e usabilidade.
Palavra-chave: Engenharia de Software; Interface; Roteiro de teste.
ABSTRACT
The Integrated Multidisciplinary Project - PIM, is based on the elaboration of the disciplines studied every two months. The objective of this PIM is through the contents of Software Engineering II and User Interface Design to develop and execute a test script and perform a usability inspection of a System of Training of Academic Articles, with the objective of verifying its correction in expected behavior and usability.
Keyword: Software Engineering; Interface; Test script.
.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. Testes De Software 5
2.2. Revisões Técnicas Formais 5
3. TESTE DE CAIXA PRETA 6
4. APLICAÇÃO DE TESTE DA CAIXA PRETA 6
5. ROTEIRO DE TESTE 7
6. INTERFACE 16
6.1. Teste de Interface 17
7. RELATORIO FINAL 19
8. CONCLUSÃO 19
9. REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
O Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) de uma universidade contratou uma empresa para o desenvolvimento de um sistema para ajudar os autores na formatação de artigos acadêmicos para publicação em congressos e revistas científicas da universidade. Como o DEPP não tem domínio das técnicas a serem aplicadas para a avaliação pediu o auxílio do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para realizar essas atividades, que acarretarão o aceito final ou não, do sistema.
Para avaliação do sistema serão executados 10 (dez) casos de teste do tipo caixa-preta e uma inspeção de usabilidade por meio da técnica de avalição heurística, através dessas técnicas de avaliação e possível verificar todas as funcionalidades e gerar todos os resultados em relação a usabilidade do sistema, identificar possíveis defeitos e apresentar um relatório com os resultados dos testes.
.
DESENVOLVIMENTO
Testes De Software
Foi executado no atual projeto a atividade de testes de software onde o objetivo encontrar alguma falha que possa ocorrer enquanto o software estiver sendo usado, por meio de um conjunto de testes que tenha grandes chances de encontrar falhas. Estes testes podem ser técnicos de teste de caixa preta e teste de caixa branca.
Os testes de caixa preta tendem a validar os requisitos funcionais e são aplicados nas fases finais no estágio de teste, tendo como foco o domínio da informação. A estratégia de teste de software que são passos que definem de qual maneira os testes são conduzidos, com isso garantindo a detecção de erros de execução de forma efetiva, trazendo maior segurança ao software quando disponibilizado para uso.
Revisões Técnicas Formais
A Revisão é a atividade onde o objetivo é identificar erros para serem eliminados. As revisões podem ser informais ou formais de tal forma que uma simples conversa que trate de problemas técnicos possa ser suficiente para identificar possíveis defeitos nos projetos. Sabendo que um defeito não identificado inicialmente pode sofrer um efeito domino na qual os defeitos vão sendo ampliados dificultando cada vez mais a sua resolução.
A revisão técnica formal (Formal Technical Review – FTR) é um meio efetivo com o intuito de descobrir erros de qualidade e aperfeiçoar a qualidade de software. Em muitas situações as revisões são tão efetivas quanto os testes, seus objetivos é descobrir erros de função, lógica ou implementação em qualquer representação do software, verificar se o software que se encontra em revisão atende a seus requisitos, garantir que o software tenha sido representado de acordo com padrões predefinidos, obter um software que deseja ser desenvolvido uniformemente além de tornar os projetos mais administráveis.
...