Paradígmas de Linguagem de Programação
Por: michaeldr • 28/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.818 Palavras (8 Páginas) • 516 Visualizações
[pic 1]
Atividades Práticas Supervisionadas
Paradígmas de Linguagem de Programação
Aluno: Michael Douglas RA: 6820360606
Felipe Alves Sartori RA: 6823490880
Luan Pianelli RA: 6661425011
Kaique Rodrigues RA: 6444304919
Guilherme Henrique RA: 7060010832
Gabriela Leao de Freitas RA: 7089570821
Valinhos, 2015
Sumário
INTRODUÇÃO
Relatório 1 – Critérios de avaliação das linguagens de programação
Relatório 2 – Estudo comparativo de linguagens de programação
INTRODUÇÃO
Em reuniões, o grupo desenvolverá as atividades propostas seguindo os passos contidos na Atividade Prática Supervisionada (ATPS). Acompanhando a matéria aplicada em sala de aula serão usados na atividade os conceitos de:
- Avaliação de linguagens de programação. (Etapa 1)
- Características e particularidades das linguagens de programação. (Etapa 1)
- Evolução das principais linguagens de programação. (Etapa 2)
- Estudo comparativo das linguagens de programação. (Etapa 2)
[pic 2]
- Defina o que é uma linguagem de programação sob a conotação sintática e também semântica.
Sintáticas: Uma linguagem de programação é uma notação utilizada pelo programador para especificar ações a serem executadas por um computador.
Semântica: A semântica tem função de descrever o significado de construções sintáticas válidas. Não existe uma notação padrão ou equivalente a BNF para descrição da semântica de linguagem de programação.
Formalismo diferentes foram desenvolvidos para atender objeto diferente. Geralmente uma linguagem de programação é descrita informalmente, utilizando-se a linguagem natural como o inglês, português etc.
- Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade.
Legibilidade: O desenvolvimento e a depuração, manutenção de programas e desenvolvimento de equipes de programação.
Fatores que melhoram a capacidade de escrita:
- A abstração de dados;
- Os comandos de controle;
- A modularização de controle;
- A documentação;
- As convenções léxias, a sintaxe e a semântica;
Capacidade de escrita: Medida de facilidade para confeccionar programa com destino a um domínio de problema que fora escolhido em sua maioria das características que afetam a legibilidade e também a capacidade de escrita. Escrever um determinado programa exige sempre uma releitura do que já foi escrito, tendo o domínio dos problemas influenciará no julgamento da capacidade de escrita de uma linguagem por exemplo: utilizar o COBOL para reprodução de relatórios comerciais XAPL é o ideal para manipular matrizes.
Característica que contribuem para a capacidade de escrita:
- Simplicidade e ortogonalidade;
- Suporte para abstração;
- Expressividade.
Confiabilidade: Um programa confiável que corresponde a todas as necessidades desejadas e que se comporte com todas as especificações.
As principais características da confiabilidade são as seguintes:
Verificações de tipos: é muito importante na confiabilidade de um programa, pois todos os programas têm que ser verificados, é só confiável quando não é encontrado erros através da compilação ou durante a execução do mesmo.
Manipulação de exceção: entendemos que é a capacidade de um programa interceptar erros em tempo de execução.
- Apresente um exemplo de trecho código fácil e difícil de ler, indique de quais linguagens de programação eles se referem. Explique o porquê da diferença.
Exemplo de uma linguagem de fácil entendimento
Script de um Projeto de calculadora simples feita em Visual Basic:
Dim operador As String
Dim num1 As Double
Dim num2 As Double
1 If TextBox1.Text = "" Then
2 MsgBox("Coloque algum numero")
3 Else
4 num1 = TextBox1.Text
5 operador = "+"
6 TextBox1.Text = ""
7 End If
1 If TextBox1.Text = "" Then
2 MsgBox("Coloque algum numero")
3 Else
4 num1 = TextBox1.Text
5 operador = "-"
6 TextBox1.Text = ""
7 End If
1 If TextBox1.Text = "" Then
2 MsgBox("Coloque algum numero")
3 Else
3 num1 = TextBox1.Text
4 operador = "/"
5 TextBox1.Text = ""
6 End If
1 If TextBox1.Text = "" Then
2 MsgBox("Coloque algum numero")
3 Else
4 num1 = TextBox1.Text
5 operador = "x"
6 TextBox1.Text = ""
7 End If
1 If TextBox1.Text = "" Then
2 MsgBox("Coloque algum numero")
3 Else
4 num2 = TextBox1.Text
5 If operador = "x" Then 'vezes
...