Paradgmas de linguagem de programação
Por: Rafaela Sossai • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.806 Palavras (12 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
1º SEMESTRE
LUAN BONVECHIO MARCHI RA 8098915329
WENDER MENDES DE OLIVEIRA RA9902009804
JOSÉ EDSON KALÉU ALBUQUERQUE RA 8068828563
FERNANDO BISPO JUNIOR RA 8489231386
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
PROFESSOR PABLO
Leme - SP
Abril/2013
SUMÁRIO
1. Etapa 1 2
1.1. Relatório 1 – Critérios de avaliação das linguagens de programação 2
1.2 Respostas das questões do Passo 2 4
2. Etapa 2 6
2.1. Relatório 2 – Estudo comparativo de linguagens de programação 6
2.2 Respostas das questões do Passo 2 8
2.3 Respostas das questões do Passo 3 10
Referências 12
1. Etapa 1
1.1 Relatório 1 – Critérios de avaliação das linguagens de programação
Para avaliar uma linguagem de programação, faz se necessário abordar critérios. Robert Sebesta julga as principais Legibilidade, Capacidade de Escrita e Confiabilidade e afirma que grande parte dos cientistas da computação estariam de acordo com esses critério, apesar que alguns podem não concordar com o valor de uma característica de linguagem em relação a outras.
Legibilidade - Um critério muito importante que, resumidamente, é a facilidade de ler e interpretar uma linguagem.
Envolve o balanceamento da simplicidade global com a ideia de um programa conter um número aceitável de componentes básicos para aprendizado, não sendo tão simples a ponto de tornar – se ilegível e também evitar múltiplos recursos para apresentar a mesma situação. Engloba ainda, a ortogonalidade que, relacionada à simplicidade, é definida por SEBESTA é um conjunto relativamente pequeno de construções primitivas que pode ser combinado em número relativamente pequeno de maneiras para construir as estruturas de controle e de dados da linguagem. Um excesso levaria à complexidade e uma falta acarreta poucos atributos para resolução de um problema.
Com uma boa legibilidade, um programador pode entender um problema, avaliar as linhas de programação e facilitar a correção de erros.
Capacidade de Escrita – é um critério que avalia a facilidade para elaboração de um programa para solucionar problemas. Envolve subitens como já descritos simplicidade, ortogonalidade, e o suporte para abstração e também a expressividade, sendo o suporte de abstração um item crucial para a programação dividido entre abstração de processos (criação de subprogramas) evitando a reaplicação de um determinado código e abstração de dados.
Confiabilidade – Um programa confiável deverá se comportar de acordo com suas especificações sob todas as condições, ser capaz de verificar existências de erros e também intercepta-los durante a execução.
Custo – esse último critério é o mais importante na decisão de implantação de um programa no meio empresarial, pois envolve custos divididos entre os tópicos:
- Treinamento – Maior complexidade de legibilidade e escrita, maior o gasto com treinamento dos funcionários;
-Manutenção – A já mencionada legibilidade, escrita e também a baixa confiabilidade causa um aumento no custo da empresa com a necessidade de técnicos para resolução de um determinado problema ou atualização;
- Compilação – Alguns programas necessitam de compiladores pagos;
- Portabilidade – Programas podem não ter portabilidade para outros sistemas operacionais.
1.2 Respostas das questões do Passo 2
Questão 1 – Defina o que é uma linguagem de programação sob a conotação sintática e também semântica.
Resposta: Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que seguem uma determinada síntese que define regrar para sua escrita. Para seu uso é necessário conhecer sua semântica, aprendendo assim o significado de suas instruções e finalidade. Essas sequencias de instruções são transformadas em um código legível pelo computador e executadas pelo mesmo.
Questão 2 - Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade.
Resposta: A legibilidade influi no desenvolvimento, aperfeiçoamento e na manutenção de programas. Fatores que melhoram a legibilidade são abstração de dados, comandos de controle e modularização de programas.
Capacidade de escrita tem influencia no suporte para abstração de dados, expressividade e na confiabilidade, porque erros ao escrever um programa trazem prejuízos enormes, para melhorar a capacidade de escrita tem que haver uma rotina de sempre fazer uma releitura do que já foi escrito, a própria legibilidade é um fator que melhora a escrever um programa pois um código fácil de se ler é mais fácil de corrigir.
...