Pim II A tecnologia auxiliá inclusão digital
Por: kikointeligente • 1/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.956 Palavras (12 Páginas) • 294 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
A tecnologia auxilia inclusão digital
Nome da unidade (Jaguaré)
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
A tecnologia auxilia inclusão digital
Nome(s):
Curso: Tecnólogo em análise de desenvolvimento de sistemas
Semestre: 1° semestre
Nome da unidade (Jaguaré)
2018
Sumário
1. Introdução 5
2. Organização de Computadores 6
3. Princípios de Sistemas de Informação 6
3.1 Informações sobre os sistemas e aplicações 6
3.2 Utilização do aplicativo 7
3.2.1 Texto 7
3.2.2 Vídeo 7
3.2.3 Imagem 7
4. Press-release 8
5. Protótipos das divulgações 9
5.1 Imagem 9
5.2 Imagens 9
6. Ata da constituição da Associação ACI 10
7. Requerimento do cartório 11
8. Conclusão 12
9. Referências 13
Resumo
O projeto consiste em desenvolver um projeto de uma ONG (Organização Não Governamental) para inclusão digital de pessoas com deficiência auditivas com base em organização de computadores, onde apresenta recursos computacionais que possam ser utilizados como tecnologias assistivas. Com princípios de sistemas de informação, foi criado uma apresentação dos sistemas e aplicações que possam ser utilizados como tecnologias assistivas. Utilizando-se da comunicação aplicada foi definido uma estratégia de comunicação da ONG, onde foi incluído os objetivos, definição de público-alvo, canal de comunicação, estrutura da mensagem e ferramenta de comunicação.
Palavras chaves: Desenvolver, organização, apresentação, deficiência.
Abstract
The project consists of developing a project of an ONG (Non-Governmental Organization) for the digital inclusion of hearing impaired people based on computer organization, where it presents computational resources that can be used as assistive technologies. With principles of information systems, a presentation was made of the systems and applications that can be used as assistive technologies. Using the applied communication, an ONG communication strategy was defined, including the objectives, definition of target audience, communication channel, message structure and communication tool.
Key-words: Develop, organization, presentation, disability.
1. Introdução
O presente trabalho tem objetivo de apresentar a elaboração de um projeto que consiste em desenvolver uma ONG (Organização Não Governamental) para inclusão digital de pessoas com deficiência auditivas.
Foi baseada nas matérias de organização de computadores, onde apresenta-se os recursos computacionais que possam ser utilizados como tecnologias assistivas. Com os princípios de sistemas de informação, foi criado uma apresentação dos sistemas e aplicações que possam ser utilizados como tecnologias assistivas. Utilizando-se da comunicação aplicada foi definido uma estratégia de comunicação da ONG, onde foi incluído os objetivos, definição de público-alvo, canal de comunicação, estrutura da mensagem e ferramenta de comunicação.
Esperamos poder demonstrar de maneira clara e objetiva os textos e ilustrações.
2. Organização de Computadores
Com o avanço da tecnologia, houve um aumento de softwares e ferramentas assistivas para inclusão digital de pessoas com deficiência, assim proporcionando uma facilidade maior com tarefas cotidianas. A maioria dos deficientes auditivos possuem um domínio da língua de sinais, além disso, muito conseguem ler e escrever, assim possibilitando maior domínio das tecnologias.
Como foi dito, a maioria das pessoas que necessitam destas tecnologias assistivas conseguem ler e interpretar textos de diversos gêneros, com isso estas ferramentas possuem textos objetivos, pois textos muitos longos dificultam a interpretação e assim ocasiona dúvidas, e no final gera desinteresse da parte do usuário.
É usado também de um modo muito eficiente o uso de imagens interativas, indicando de um modo simples, qual a função desempenhada por cada botão. Cada tela inserida nos softwares trazem um layout limpo, tornando fácil o reconhecimento das funções do determinado software.
Além disso, funções mais complexas e difíceis compreensão, contém um vídeo com um tradutor usando a linguagem de sinais, explicando de modo objetivo qual o foco principal desta ferramenta e como deve ser utilizada.
No mundo da tecnologia já podemos ver muitas melhorias e adaptações para todo tipo de pessoas, vemos isso quando utilizamos softwares de comunicação que contem cada vez mais um layout de simples interpretação, celulares com palavras objetivas mostrando assim o foco de cada função desempenhada por estes. E não só no ramo de smartphones e computadores que vemos estas adaptações, muitos lugares de laser trazem tecnologias cada vez mais interativas, hospitais, órgãos públicos e privados investindo cada vez mais para o desenvolvimento destas tecnologias assistivas.
...