Por que utilizar DSL?
Por: victormbm • 13/5/2016 • Artigo • 333 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Por quê utilizar o antigo sistema telefônico vem sendo construído e desenvolvido desde o início do século passado, uma gigantesca estrutura que serve vem servindo aos usuários com grande eficiência para a transmissão de voz.
Entretanto o projeto desta estruturas leva em consideração não o número máximo de conexões e sim o uso médio desta. A isto chamamos de comutação de circuitos. Um exemplo que ilustrativo : caso tivessemos 10 usuários completamente conectados, necessitaríamos de 44 fios para conexão fim a fim entre os usuários. Se utilizássemos circuitos a comutação, poderiam-se utilizar 10 linhas para o atendimento destes 10 usuários. Se a média de uso indicasse que 6 usuários se comunicam ao mesmo tempo, então seriam necessárias apenas 3 linhas para conexão.
O projeto citado acima, com economia de até 41 linhas de transmissão, necessita do conhecimento do tempo médio de uso, número de usuários, entre outros. O problema é que o cenário de observação vem a sofrer uma severa mudança.
Primeiro com a introdução de novas tecnologias como o facsimile ( fax ) e o BBS ( Bulletin Board System), que não chegaram a alterar o perfil de uso do sistemas telefônico.
Em seguida, o mecanismo de multiplos, a Internet, veio a introduzir um novo cenário, onde o tempo de duração da ligação e número de usuários estariam por sobrecarregar o sistema. Modems de baixa velocidade também viriam a contribuir com extensos tempos de transmissão de dados.
Por último temos a Internet com os modems de 56K e o BRI ISDN ( Basic Rate Interface Integrated Service Digital Network). As linhas se tornam mais frequentemente ocupadas.
A questão agora é como utilizar este sistema, amplo, integrado e de cara substituição sem causar os problemas citados acima. A solução é a reutilização do que é caro para substituir ( ex. Fios de cobre no par trançado ), mudar o que for tangível e utilizar o sistema para transmitir informação da residência ou trabalho para a central de comutação, sem fazer uso ou interferir na rede de transmissão de voz.
...