Digital Subscriber Line (DSL)
Trabalho acadêmico: Digital Subscriber Line (DSL). Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliojesus • 13/8/2013 • Trabalho acadêmico • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 346 Visualizações
Este tutorial apresenta a tecnologia ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) desenvolvida para prover acesso de dados banda larga a assinantes residenciais ou escritórios através da rede de pares de fios telefônicos.
Esta tecnologia é utilizada pelo Speedy daTelefonica, Turbo da Brasil Telecom, Velox da Telemar e Turbonet da GVT.
Autor: Eduardo TudeEngenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite. Ocupou várias posições de Direção em
empresas de Teleco como BMT,Pegasus Telecome Ericsson.
Duração estimada: 15 minutos
ADSL: O que é
Digital Subscriber Line (DSL) é uma família de tecnologias desenvolvida para prover servi ços de dados de alta velocidadeutilizando pares de fios de cobre.
Procura aproveitar a planta externa existente das companhias telefônicas para resolver o problema do acesso (última milha), possibilitando a prestação de serviços de dados com baixo custo de implantação.
ADSL
O ADSL (Asymetric DSL) é a forma mais conhecida sendo utilizada predominantemente para acesso banda larga via Internet.
No ADSL os dados são transmitidos de forma assimétrica. A taxa de transmissão na direção do assinante é maior (até 8 Mbit/s) do que no sentido contrário (até 640 kbit/s). Esta assimetria corresponde ao encontrado emserviços de bandalarga como a Internet.
Com o ADSL o mesmo par de fios de cobre pode ser utilizado simultaneamente como linha telefônica e comoacesso banda larga a Internet descongestionando as centrais telefônicas e a linha do assinante.
ADSL: Rede Típica
Uma rede ADSL apresenta os seguintes componentes.
Modem ADSL na residência ou escritório do usuário é instalado um modem ADSL para conexão com um PC. O modem é geralmente conectado a uma placa de rede no micro. Este micro pode servir de servidor para uma pequena rede local.
Divisores de potência Divisores de potência e filtros colocados na residência do usuário e na Estação telefônica permitem a separação dosinal de vozda chamada telefônica do tráfego de dados via ADSL.
DSLAM
Na estação telefônica cada par telefônico é conectado a um mutiplexador de acesso DSL (DSLAM). A função do DSLAM é concentrar o tráfego de dados das várias linhas com modemDSL e conectá-lo coma rede de dados.
A conexão através de circuitos ATM é a mais utilizada em redes ADSL. Existem equipamentos
DSLAM que assumiramo papel de nóde acesso incorporando sistemas de comutação ATM.
Rede de dados
A rede de dados a que se conecta o DSLAM poderá ser a rede do provedor de conexão a Internet ou qualquer outro tipo de rede de dados.
ADSL: Como transmitir com altas taxas de dados As redes telefônicas foramutilizadas durante anos para voz.
A taxa máxima de transmissão de dados era de 56 kbit/s.
Como o ADSL conseguiu mudar esta situação?
Aumentando a frequênciade transmissão.
No ADSL a faixa defreqüências de transmissãono pares de cobre é dividida emtrês canais:
· Serviço telefônico convencional de Voz(0 -4 kHz)
· Dados originados no cliente e transmitidos para a rede
· Dados originadona rede e transmitidos para o cliente.
É possível desta forma a operação simultânea dos serviços de voz e ADSL e o aumento da taxa de
dados pela utilização de freqüências mais altas.
Lidando com a Interferência
O aumento da taxas de dados implica na elevação da potência
...