Portfólio Análise e Desenvolvimento
Por: Hericles Silva • 19/10/2017 • Artigo • 3.362 Palavras (14 Páginas) • 320 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2. OBJETIVO............................................................................................................06
3. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................07
4. CONCLUSÃO.......................................................................................................16
REFERENCIAS BIBLIORAFICAS...........................................................................18
1. INTRODUÇÃO
Desde princípio o homem tem a necessidade de uma boa e fácil interação com as interfaces no seu dia a dia, exemplo como a maçanete de uma porta. Parece muito óbvio que ao encontrar uma maçaneta o primeiro instinto será abrir ou fechar a porta, mas, não se pode esquecer que para tudo se tem um início, e lógico algum dia inventou-se a primeira maçaneta.
No primeiro contato do homem com as interfaces não houve facilidade; atualmente são inventados e inovados vários tipos de interfaces, por isso há grande preocupação em estudar em várias áreas a sua interação. No inicio da utilização dos computadores, a interação de forma primária, deixando de lado o homem, por não existir um estudo aprofundado desses aspectos.
Dessa forma, o foco do estudo da interface envolvia principalmente o hardware e software, o homem simplesmente tinha que se adaptar ao sistema criado. Entretanto, com o aumento da utilização dos computadores houve a necessidade de inverter os aspectos de interação e iniciou um processo de estudo sobre como as interfaces poderiam ser mais bem adaptadas ao ser humano.
Nesse caminho, Rocha e Baranauskas (2000) descrevem a introdução de abordagens que levam em considerações aspectos multidimensionais, como por exemplo, os aspectos cognitivos do usuário durante a comunicação. No campo da computação não poderia ser diferente, o estudo sobre interfaces, já é realizado há muito anos, com o objetivo de facilitar a interação. Geralmente, esse estudo é denominado como Interface Homem Computador.
Com o avanço da tecnologia, o acesso ao computador tornou-se indispensável para inúmeros setores, causando uma necessidade enorme em facilitar com o objetivo de ajudar na criação de sistemas computacionais com maior adaptabilidade ao ser humano. Sistemas Computacionais facilita e objetiva trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivando a interatividade e a regionalidade e auxiliando no cotidiano das pessoas a aplicação dos conceitos estudados como especificados em cada um dos itens abordados.
O texto visa, no primeiro momento, realizar uma síntese sobre O Conceito de Interface IHC. O segundo momento objetiva uma análise sobre Sistemas de Informação Gerencial - SIG, onde são definidas como sistemas ou processos que oferecem informações importantes para gerenciar com proeza as organizações.
A Segurança da informação criptografia, código de Cesar e tipos de chave. Onde se aprenderá que a ação de uma cifra de César é movimentar cada letra do alfabeto uns números de vezes fixam abaixo no alfabeto. O Universo Tecnológico: Inclusão Digital. Onde a referida pesquisa, se deu em três instituições de ensino superior, situadas na cidade de Barreiras – BA.
2. OBJETIVO
*Mostrar que o sistema de automação facilita a vida das pessoas no seu cotidiano.
*IHC – prioriza o desenvolvimento humano, integrando o homem contemporâneo ao sistema tecnológico.
*As invenções e inovações das interfaces em várias áreas do conhecimento humano facilita a integração das pessoas em tempo real, rompendo as barreira espaço-temporal e territorial.
3. DESENVOLVIMENTO
O Processo de interface (IHC): usando como exemplo o protótipo de uma tela, encontramos a interface. Este nome é dado para o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes distintas e que não podem se conectar diretamente. Um software ou sistema operacional, por exemplo, pode ser controlado através de uma pessoa usando um computador. A interface entre o software e o usuário é a tela de comandos apresentada por este programa, ou seja, a interface gráfica do software. O termo ‘interface’ foi inventado por volta de 1880, não tendo muita repercussão até 1960 quando iniciou a ser utilizada pela indústria do ramo computacional.
[pic 14][pic 15]
[pic 16][pic 17]
A interface de usuário deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato física, perceptiva ou conceitualmente” (Moran, 1981).
área de Interação Humano–Computador (IHC) tem por objetivo principal fornecer aos pesquisadores e desenvolvedores de sistemas explicações e previsões para fenômenos de interação usuário-sistema e resultados práticos para o design da interface de usuário [ACM SIGCHI, 1992].
A partir dos anos 80 o termo IHC é adotado por possuir um enfoque mais amplo, por isso, exigiu novos campos de estudo. Preece (1994) esclarece que, mais do que o projeto de interface, a área de IHC se preocupa com as comunicações ou interações entre usuários e computadores. As respectivas pesquisas focam-se em estudos de Interação entre Homem e Computador (IHC). Os respectivos benefícios de tais pesquisas e práticas da IHC vão além da melhoria das condições de uso dos sistemas em questão, abrange contextos comerciais que definem a aceitabilidade e permanência dos produtos no mercado.
A abrangência de produtos interativos chama a atenção de setores de marketing onde entende que o uso prejudica fatores como marca número de acessos aos sites, índice de retorno nos sites bem como a satisfação do usuário e potencial cliente. “A interação com a interface afeta a percepção de marca” (Fernandez, 2005).
No que se refere ao sistema computacional, À interface com o usuário é o grupo completo de semelhanças onde torna claro o processo de interação incluindo assim de forma resumida os seguintes elementos, Dispositivos de entrada e saída de dados, Informação apresentada ao usuário ou enviada pelo usuário, Retorno oferecido pelo sistema ao usuário ,Comportamento do sistema e Ações do usuário com respeito a todos estes aspectos.
...