Portifolio grupo
Por: Leandro Carlos • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.795 Palavras (12 Páginas) • 436 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 ENGENHARIA E PROJETO DE SOFTWARE 5
3.1.1 Desafio 1 – Proposta de Projeto 5
3.1.1.1 Projeto de Arquitetura 5
3.1.1.2 Arquitetura de Sistemas Distribuídos 6
3.1.1.3 Arquitetura de Aplicações 6
3.1.1.4 Gerenciamento de Configurações 7
3.1.2 Desafio 2 - Gerenciamento de Projeto com base no PMBOK 10
3.1.2.1 Estrutura Analítica do Projeto (EAP) 11
3.1.2.2 Cronograma das Atividades 11
3.1.2.3 Relação dos envolvidos e papeis dentro do projeto 14
3.2 PROGRAMAÇÃO PARA A WEB II 16
3.2.1 Desafio 3 – Projeto Web utilizando um Framework Java 16
3.2.1.1 Formulários de cadastro e consulta de cliente 17
3.2.1.2 Código fonte da rotina de cadastro e consulta de cliente 19
3.3 PROJETO ORIENTADO A OBJETOS 21
3.3.1 Desafio 4 - Diagramas para representar a arquitetura do sistema 21
3.3.1.1 Diagrama de Classes 21
3.3.1.2 Diagrama de componentes 22
3.3.1.3 Diagrama de pacotes 23
4 CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25
1 INTRODUÇÃO
A Engenharia de Software é uma disciplina que está envolvida com todos os aspectos da produção de software, desde a sua concepção até a sua entrega, operação e manutenção
Um ponto crítico no projeto e na construção de todo o sistema de software é sua arquitetura: isto é, sua organização bruta como uma coleção de componentes de interação.
Enquanto uma boa arquitetura pode permitir que um sistema satisfaça às exigências chaves em áreas como: o desempenho, a confiabilidade, a portabilidade, a escalabilidade, e a sua interoperabilidade; uma arquitetura ruim pode ser desastrosa.
Para ajudar na tarefa de construção de uma boa arquitetura de um sistema, a adoção de boas práticas do mercado e a utilização de frameworks são práticas altamente recomendáveis.
No caso da documentação da arquitetura de um sistema, a utilização de técnicas de engenharia de software em conjunto com diagramas da UML são largamente utilizadas no mercado.
Com relação ao gerenciamento do projeto, a adoção de algumas ferramentas como, por exemplo, a EAP, o cronograma de atividades e a matriz RACI, facilitam sobremaneira o acompanhamento das atividades do projeto.
Neste trabalho teremos a oportunidade de revisar todos esses conceitos, assim como aplicá-los na prática, conforme será mostrado nas seções a seguir.
2 OBJETIVO
Esta produção textual interdisciplinar individual tem como principal objetivo trabalhar o conteúdo do eixo temático que foi abordado em todas as disciplinas do quarto semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, auxiliando assim na aplicação dos conceitos estudados. Para tal, será desenvolvido um projeto de software denominado "Financeiro" cuja implementação será feita utilizando os frameworks JSF e Hibernate que terá a duração de 13 semanas e envolverá diversos profissionais. Além disso, as atividades envolvendo programação e modelagem UML serão feitas utilizando a rotina de cadastro de clientes desse sistema (Financeiro).
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 ENGENHARIA E PROJETO DE SOFTWARE
Para realizar a atividade proposta neste trabalho, optamos por criar um projeto fictício relativo a um sistema financeiro web.
3.1.1 Desafio 1 – Proposta de Projeto
3.1.1.1 Projeto de Arquitetura
Optamos por desenvolver um projeto de arquitetura cujos componentes possuem alta coesão e baixo acoplamento e, ao mesmo tempo, são independente de tecnologias de solução existentes no mercado, como, por exemplo, IBM, Microsoft ou SAP.
Para tal, a adoção de uma solução baseada na plataforma Java EE e em um banco de dados open source se tornou a escolha mais apropriada.
Elementos pertencentes à arquitetura:
Banco de dados: no caso da arquitetura proposta, temos uma camada apenas de banco de dados ou camada de persistência baseada nas tecnologias abaixo:
MySQL (SGBD)
Hibernate (ORM)
Cadastros: as principais funcionalidades que todo cadastro deve controlar são: inserção, exclusão, alteração e consulta.
Controlador: é responsável pela execução de um ou mais fluxos de execução que são modeladas em um caso de uso, ou seja, podemos dizer que o controlador é em si a implementação da regra de negócio.
Um exemplo de controlador criado neste projeto é o arquivo “CadastroClienteBean.java”.
Web
Container Web - Tomcat
Framework MVC - Java Server Faces
Requisitos básicos
A arquitetura deve seguir o padrão J2EE/J2SE.
Windows 7 como sistema operacional do ambiente de produção.
Tomcat como servidor WEB (contêiner WEB).
3.1.1.2 Arquitetura de Sistemas Distribuídos
Definimos o Java RMI como sendo a estrutura do sistema que será utilizada para acessar os objetos distribuídos uma vez que o mesmo faz parte da especificação do Java EE, o que o torna uma escolha natural. Outro motivo é o fato do Java ser uma linguagem de desenvolvimento aberta. Nesse caso, não teria muito sentido utilizar uma arquitetura de sistema distribuída proprietária, como, por exemplo, o CORBA.
3.1.1.3 Arquitetura de Aplicações
Definimos a estrutura
...