Pro Inter Windows
Por: rodrigonorder • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 906 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
Nascimento da Microsoft
Na década de 70 as pessoas usavam máquinas de escrever e quando precisavam copiar um documento utilizávamos um mimeógrafo ou papel carbono.
Apenas algumas pessoas ouviram falar dos microcomputadores, entre essas pessoas havia dois entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen. Os jovens visionários se conheceram enquanto ainda estudavam e pelo gosto de ambos pela programação que faziam no “PDP-10” um computador da época
[pic 1]
Figura 1 - Bill Gates a esquerda e Paul Allen a direita.
Em meados 1975 foi fundada a empresa Microsoft inicialmente com o nome (Micro-Soft) em Albuquerque (Novo México). A primeira visão de ambos era de que cada escritório e residência deveria ter um microcomputador.
A principio gostariam que fossem os primeiros a desenvolver um softwares para computadores Altair 8800 baseados na linguagem “BASIC”.
[pic 2][pic 3]
Em 77 laçaram uma nova linguagem de programação o Microsoft FORTRAN facilitando a programação para os processadores 8080 e 8086.
Nos anos que se sucedem a Microsoft muda a sua maneira de trabalhar.
O surgimento do MS-DOS
A Microsoft em junho de 1980 contrata Gates em Harvard e Steve Ballmer para auxiliar na administração da empresa. No próximo mês a IBM entra em contato com a Microsoft sobre um projeto com o nome “Chess” (Xadrez).
A resposta para a IBM foi que a empresa já estava em um projeto de sistema operacional, um software que gerencia os hardwares, periféricos e programas, com o nome “MS-DOS".
As duas empresas formaram uma parceria em 1981 vendendo o computador IBM PC com o sistema operacional MS-DOS disponibilizando uma linguagem nova a todos.
Mesmo apresentando vários erros na sua instalação em fevereiro de 1981 os primeiros computadores foram vendidos em junho do mesmo ano.
O novo sistema da Microsoft é inovador e diferente dos seus concorrentes, dificultando o entendimento por parte de alguns usuários, mas apresentando bastante eficiência na sua utilização.
[pic 4]
Figura 3 - Sistema Operacional MS-DOS (embalagem).
Nascimento do Windows 1.0.
A equipe de desenvolvimento trabalha para a primeira versão do sistema operacional com “janelas” com o codinome “Interface Manager”, mas trocando mais tarde para “Windows” por se encaixar melhor na descrição das telas ou “Janelas” que o sistema iria trabalhar.
O sistema operacional Windows foi anunciado em 1983 sendo apenas disponibilizado para seu comercio dois anos depois. No dia 20 de novembro de 1985 a Microsoft disponibiliza no mercado o sistema operacional que revolucionaria o mundo o “Windows 1.0” com a promessa de que em vez de executar comandos no “MS-DOS” como já era de costume, seria possível utilizar o mouse, movendo seu cursor e clicando nas suas janelas e ícones.
[pic 5][pic 6]
Requisitos para o funcionamento do novo Sistema Operacional Windows 1.0:
Memória de 256 KB (quilo bytes)
Memória de 512 KB (quilo bytes) recomentado (*).
2 Unidades de disquete
1 Placa de vídeo (gráfica)
1 Disco rígido
* Para realizar varias tarefas ao mesmo tempo.
[pic 7]
Figura 5 Área de Trabalho do Windows 1.0
Mais velocidade Windows 2.0.
Após dois anos do seu ultimo lançamento a Microsoft anuncia seu novo lançamento o Windows 2.0 com ícones na área de trabalho, teclas de atalhos e memória expandida melhor desempenho e suporte em gráficos, podendo sobrepor janelas agilizar o trabalho com teclas de atalhos entre outros recursos.
...