Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM)
Por: du_axe • 16/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 4.608 Palavras (19 Páginas) • 858 Visualizações
RESUMO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como objetivo entrelaçar conhecimentos das disciplinas estudadas ao longo do semestre que envolvem o processo do Suprimento da Mão de Obra, o Gerenciamento de Pessoas e as Relações Interpessoais analisando dados referentes a esta disciplinas tendo como ponto de partida o Grupo Pão de Açúcar um importante conglomerado varejista do Brasil. A metodologia utilizada neste PIM foi a descritiva, onde propõe realizar o levantamento das características e das práticas existentes no Grupo Pão de Açúcar através do cruzamento de conhecimentos estudados. O trabalho encontra-se dividido em cinco momentos, onde são tratados sobre o suprimento de mão de obra, enfatizando a importância do planejamento, bem como desenvolvimento de recursos humanos; sobre o recrutamento de pessoal e os tipos de recrutamento bem como as vantagens e desvantagens de cada tipologia; sobre o conceito e a importância da seleção de pessoas; bem aborda sobre o clima organizacional e tipos de liderança e como a mesma se estabelece dentro do GPA. Por fim, trazem-se as considerações finais e as referências utilizadas para a confecção deste PIM.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA 5
2.1 PLANEJAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA 5
2.2 O RECRUTAMENTO 6
2.2.1 Tipos de recrutamento 8
2.2.2 O Recrutamento do GPA 11
2.3 A SELEÇÃO DE PESSOAS 12
3 GERENCIAMENTO DE PESSOAS 16
4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
1 INTRODUÇÃO
O Grupo Pão de Açúcar (GPA), cuja razão social é Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), é líder no segmento varejista do Brasil. Sua origem remonta à década de 1940 quando, do sonho de um imigrante empreendedor Valentim dos Santos Diniz, nascia a doçaria Pão de Açúcar, em 1948, que mais tarde viria a ser uma rede de supermercados (GPA, 2013.).
Hoje o GPA encontra-se presente em quase todas as regiões do país inclusive no Distrito Federal, contando com 1.933 lojas, sendo este subdividido por diferentes redes: Pão de Açúcar, Casas Bahia, Barateiro, Assaí, Extra, Ponto Frio, Partiu Viagens e Conviva que empregam mais de 151 mil colaboradores e atendem a variados perfis de consumidores seja nas lojas físicas seja por meio do e-commerce (GPA, 2013).
Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como objetivo entrelaçar conhecimentos das disciplinas estudadas ao longo do semestre que envolve o Suprimento de Mão de Obra, o Desenvolvimento de Recursos Humanos e a Dinâmica das Relações Interpessoais analisando dados referentes a estas disciplinas tendo como ponto de partida o Grupo Pão de Açúcar grande grupo varejista do Brasil.
Para alcançar este objetivo, a metodologia utilizada neste PIM foi a descritiva, onde propõe realizar o levantamento das características e das práticas existentes no Grupo Pão de Açúcar através do cruzamento de conhecimentos estudados.
Este Projeto está dividido em cinco momentos principais. No primeiro momento aborda-se sobre o suprimento de mão de obra, enfatizando a importância do planejamento, bem como desenvolvimento de recursos humanos. A segunda parte, aborda sobre o recrutamento de pessoal e aponta os tipos de recrutamento bem como as vantagens e desvantagens de cada uma tipologia. O terceiro momento trata tanto do conceito quanto a importância da seleção de pessoas. O quarto momento, apresenta o conceito motivação e suas implicâncias bem como trata sobre o clima organizacional. Na última parte trata sobre a dinâmica das relações, sobre liderança e como a mesma se estabelece dentro do GPA, bem como traz-se as considerações finais e as referências utilizadas para a confecção deste PIM.
2 SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA
2.1 PLANEJAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA
O planejamento faz parte do dia a dia das pessoas, acompanhando a trajetória histórica da humanidade. Sobre a importância do planejamento, Gama e Figueiredo (2005, p.1) afirmam que:
O planejamento está presente em nosso dia-a-dia, mesmo que implícito, como o caso da pessoa que, ao levantar-se pela manhã, pensa no seu dia, no que vai acontecer ao longo dele. Como não se tem certeza do que realmente irá acontecer no passar dessas vinte e quatro horas, a pessoa obriga-se a pesar, prever, imaginar e tomar decisões, contudo, ela sempre espera tomar as decisões mais acertadas, para que sua ação alcance os objetivos esperados; mesmo não tendo consciência de que está realizando um planejamento, esta pessoa está fazendo o uso do ato de planejar.
No mundo corporativo, uma das principais funções administrativas, é o planejamento, uma vez que, dela que parte todas as ações previstas da empresa, tais como a organização, a direção e o controle, assim, é dela também que se tem a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Deste modo, o planejamento é vital para que todos os outros processos logrem êxito. Assumindo tal importância, destaca-se que o mesmo deve estar presente em todos os setores da corporação, tais como o marketing, os recursos humanos, o corpo gestor como um todo etc.
Assim, o planejamento de pessoal se refere ao processo de formular planos para preencher ou eliminar vagas numa corporação, pautado na análise das posições que estão ou ficarão vagas (pela entrada ou saída de pessoas) e na necessidade de pessoal que a empresa apresenta. Ele se refere ao preenchimento de qualquer cargo na empresa, desde o menor ao maior cargo hierárquico.
Ressalta-se que o planejamento de pessoal pode ser parte integrante tanto do planejamento estratégico de uma empresa quanto dos processos de planejamento de Recursos Humanos.
As empresas varejistas devem atentar para a administração de Recursos Humanos, já que o sucesso das corporações depende diretamente do investimento nas pessoas, tanto nos clientes quanto nos colaboradores, ou seja, na sua mão de obra. Ressalta-se que é mão de obra da empresa, ou seja, o corpo de colaboradores que faz com que a mesma funcione
...