REFRIGERAÇÃO DO HARDWARE: COOLER E VENTILAÇÃO
Por: mestrecelso • 26/10/2017 • Relatório de pesquisa • 1.420 Palavras (6 Páginas) • 403 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
CAMPUS CURRAIS NOVOS
CURSO TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM INFORMÁTICA
FRANCISCO CELSO DE OLIVEIRA SILVA
REFRIGERAÇÃO DO HARDWARE: COOLER E VENTILAÇÃO
CURRAIS NOVOS - RN
2015
RESUMO
O dispositivo é muito utilizado sobre a superfície de componentes eletrônicos que esquentam muito, tais como chips de processamento e gráficos. E ajuda a fazer com que o ar quente e ar frio circule de forma que permita uma refrigeração adequada.
Palavras-chaves: coolers, refrigeração, cobre, alumínio.
- Sumário
1 INTRODUÇAO 5
2 Coolers 6
2.1 DIFERENTES TIPOS DE COOLERS 6
2.1.1 Air Cooler 6
2.1.2 Watter Cooler 7
2.1.3 Heats Pipes 7
2.1.4 Sistema de Limpeza 7
2.1.5 Circuitos Eletrônicos mais importantes 7
2.2 CUSTO DE MANUTENÇÃO DAS IMPRESSORAS LASER 7
3 METODOLOGIA 8
3.1 PROCEDIMENTO 1 ou MÉTODO 1 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
Figura 1 - Air Cooler de Alumínio para CPU 6
Figura 2 - Air Cooler de Cobre para CPU 7
Figura 3 - Air Cooler para GPU 7
Figura 4 - Water Cooler para CPU 7
Figura 5 - Water Cooler para GPU 8
Figura 6 - Heats Pipes 9
Figura 7 - Obstrução saída de ventilação de um notebook. 9
Figura 8 - Obstrução do cooler para CPU. 9
Figura 9 - Exaustor Usb para Notebook. 10
Figura 10 - Exaustor para Desktop. 10
Figura 11 - Incrementado Ventoinhas no gabinete. 11
INTRODUÇAO
O assunto aqui abortado sobre os “Coolers e Ventilação” tem como objetivo a devida atenção na manutenção preventiva de uma peça bastante comum, encontrada nos equipamentos de informática e grande importância, já que o mesmo é imprescindível para manter a temperatura ideal para o melhor funcionamento dos componentes ao qual é destinado.
E muitos problemas de funcionamento de Hardware esta relacionado com a falta de manutenção desse dispositivo, como o ressecamento da pasta térmica, a ausência de lubrificação da ventoinha, acumulo de sujeira, equipamento acondicionado em lugar não arejado, obstrução nas saídas de ventilação e o rompimento da fonte de alimentação.
O conhecimento adquirido no percurso das aulas prática e teóricas e a força de vontade irão enriquecerá o aprendizado. E o podemos acompanhar o devido crescimento atentamente nos capítulos seguintes
Coolers
Na grande maioria esse dispositivo é formado por uma estrutura metálica condutora de calor que pode ser de alumínio ou cobre composto por diversas aletas, uma ventoinha de baixo ruído que transfere o calor presente no dissipador.
E outro item importante é uso de um composto térmico que facilitará a troca de calor entre o dissipador e componente eletrônico.
DIFERENTES TIPOS DE COOLERS
Hoje em dia existe uma diversidade de modelos, acessórios e tamanhos de Coolers, para cada tipo de equipamento seja computador, notebook.
Os coolers para notebooks são mais específicos, onde cada fabricante desenvolve o formato de acordo com o projeto da placa mãe, já nos computadores eles são de fácil acesso, caracterizados pelo modelo do soquete de encaixe do processador e com seu plug de alimentação prescrito na serigrafia da placa mãe.
O mercado de desktop dispõe de uma gama desse dispositivo de refrigeração, do básico de baixo custo, muito comum de ser encontrados até os mais robustos voltados para os entusiastas por PC Gamer (computadores para jogos).
No caso das Placas de Vídeo, os coolers são especiais e fabricados para manter a temperatura do Chip Gráfico quando são submetidos à multiplicação de clock.
Air Cooler
O mais comum e mais barato dos sistemas de refrigeração, usa o ar como a base de refrigeração. Ele é a junção de um material condutor de calor com uma ventoinha que gira constantemente para remover o calor excessivo entre o Chip e o dissipador.
Figura 1 - Air Cooler de Alumínio para CPU
[pic 1]
Figura 2 - Air Cooler de Cobre para CPU
[pic 2]
Figura 3 - Air Cooler para GPU
[pic 3]
Water Cooler
Sistema de refrigeração diferente do Air-cooler, o sistema líquido conta com diversos itens para poder realizar o processo de resfriamento. Basicamente, essas soluções utilizam uma bomba integrada, um dissipador, um radiador, mangueiras e o fluído.
Figura 4 - Water Cooler para CPU
[pic 4]
Figura 5 - Water Cooler para GPU
[pic 5]
Heats Pipes
Sistema Heat pipe ou Tubo de Calor em português, é um dispositivo de transferência de calor que combina ambos os princípios da condutividade térmica e de transição de fase para administrar de forma eficiente a transferência de calor entre as duas interfaces de sólidos .
...