TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Ópticas Elásticas

Por:   •  3/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Redes Ópticas Elásticas

5.2. Conceitos e Classificação

Uma rede óptica é formada basicamente por nós ópticos e enlaces de fibra óptica. Os nós ópticos são interconectados por enlaces de fibra óptica formando uma topologia física que é utilizada para viabilizar a comunicação dentro da rede. Um nó da rede óptica é composto basicamente por portas de tronco, portas locais, multiplexadores/demultiplexadores e um Optical croosConnect (OXC). Dentre esses elementos que compõe um nó óptico destaca-se o OXC. O OXC é um elemento óptica que tem a função de comutar uma frequencia de sinal de uma porta de entrada para uma porta de saída.

A princípio, nas redes ópticas, os dados deveriam ser convertidos do domínio óptico para o domínio eletrônico nos nós da rede. Depois de processada, a informação seria convertida de novo para o domínio óptico. Essa conversão é conhecida na literatura como conversão óptico-eletro-óptico (O-E-O). Os dispositivos da rede que realizam essa operação são os transponders. A realização dessa conversão permite a regeneração do sinal óptico por meio de três processos: reamplificação, reformatação e reajuste temporal do pulso. A realização desses três processos no sinal é conhecida na literatura regeneração 3R. Devido a essa conversão em todos os nós da rede, essas redes são conhecidas como redes ópticas opacas. Nas redes ópticas opacas a qualidade de transmissão (QoT), entregue no nó destino é sempre alta. A principal desvantagem desse tipo de rede são os altos custos de implementação e manutenção.

O elevado custo das redes ópticas opacas e as vantagens oferecidas pelos sistemas ópticos levaram ao surgimento de uma nova abordagem de implementação de redes ópticas, chamada de redes totalmente ópticas ou redes ópticas transparentes. Nestas redes, o sinal óptico é transmitido do nó de origem até o nó de destino totalmente no domínio óptico sem sofrer conversão O-E-O nos nós intermediários . Isso foi possível devido ao surgimento de novos dispositivos ópticos como os amplificadores ópticos, a fibra dopada com érbio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com