SOFTWARE LIVRE APLICADO À EDUCAÇÃO
Por: gustavi332 • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 174 Visualizações
Centro Universitário de Brasília – UniCEUB FACULDADE
GUSTAVO HENRIQUE MATOSO SOUSA
CARLOS EDUARDO ANDRADE DE ALENCAR
SOFTWARE LIVRE APLICADO À EDUCAÇÃO
BRASÍLIA, DF
2018
GUSTAVO HENRIQUE MATOSO SOUSA
CARLOS EDUARDO ANDRADE DE ALENCAR
SOFTWARE LIVRE APLICADO À EDUCAÇÃO
Trabalho acadêmico do curso análise e desenvolvimento de sistemas da disciplina Tecnologia e suporte a decisão. 1º semestre Uniceub.
BRASÍLIA, DF
2018
GUSTAVO HENRIQUE MATOSO SOUSA
CARLOS EDUARDO ANDRADE DE ALENCAR
SOFTWARE LIVRE APLICADO À EDUCAÇÃO
Trabalho acadêmico do curso análise e desenvolvimento de sistemas da disciplina Tecnologia e suporte a decisão. 1º semestre Uniceub.
BRASÍLIA, DF, 07/05/2018.
BANCA EXAMINADORA
[pic 1]
Prof. Rogério Alves.
RESUMO
É fato que a tecnologia usada a serviço das pessoas, tem muito o que agregar, na educação os softwares podem auxiliar tanto os alunos como os professores. Os softwares livres são aqueles que podem ser copiados, editados e compartilhados sem restrições e em sua maioria são gratuitos. Pois os usuários tem acesso ao código do software. Alguns softwares livres aplicados à educação aumentam o desempenho da turma com ferramentas que auxiliam o monitoramento do professor e a obtenção de conteúdos pelos alunos.
Palavras chave: Software Livre. Software aplicado Educação. Gestão Escolar.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................5
- UMA ABORDAGEM SOBRE O SOFTWARE LIVRE...................................6
2.1 SOFTWARE MOODLE....................................................................7
- CONCLUSÃO..................................................................................8
- REFERÊNCIAS ..............................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A nova realidade educacional é diretamente ligada à tecnologia, com ela a produtividade é maior dentre vários outros benefícios para a instituição de ensino. Porém a adaptação escolar não é tão simples, alguma resistência dos professores em usar tecnologia ainda é presente no Brasil. O software livre auxilia nessa integração pois permite a alteração no sistema de acordo com as necessidades da instituição.
Existem diversos softwares livres voltados a auxilio educacional, como por exemplo o Moodle que é uma plataforma projetada para fornecer para professores, coordenadores e alunos com um sistema seguro e integrado para criar ambientes personalizados para uma melhor gestão de aprendizagem. O sistema da MoodleHQ é mundialmente utilizado, reconhecido em 230 países, possui cerca de 130 mil usuários, 262 mil postagens em fóruns diversos e 800 mil questões cadastradas por professores. A coordenação de desenvolvimento do Moodle é feita pela equipe MoodleHQ com sede na Austrália. Ele foi a primeira plataforma de código aberto com seu início em 2001 e hoje já é financiado por 80 companhias parceiras a redor do mundo.
Moodle (Modulas Object Oriented Distance Learning) é utilizado no Brasil constantemente sendo o quarto país com mais registros moodle em servidores. Algumas universidades Federais possuem o moodle como a UFBA (Universidade Federal da Bahia), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UFU (Universidade Federal de Uberlândia, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UNB (Universidade de Brasília).
2 UMA ABORDAGEM SOBRE O SOFTWARE LIVRE
O software livre aplicado à educação possuem vantagens principalmente econômicas quando comparados a softwares privativos pois estes geralmente são caros e necessitam licenças para sua utilização e nem sempre a instituição possui verba disposta para o campo tecnológico, o software livre entra nesse aspecto pois é regrado a quatro premissas principais (Liberdade de modificação no código, liberdade de compartilhamento, liberdade de uso, liberdade de estudo) com isso as escolas/universidades conseguem adaptar o sistema de acordo com suas necessidades. Outros pontos positivos da utilização de software livre no setor educacional é a facilitação no acesso do conteúdo das disciplinas, o aumento do controle de ensino do professor, a melhor comunicação entre os envolvidos e a redução de custos com material didático, através de livros digitais e provas feitas eletronicamente. A autonomia dos alunos e professores é sempre acentuada com a implementação de softwares livres de gestão de aprendizagem. Para que as premissas sejam garantidas, as instituições devem escolher softwares livres cujo a licença seja livre, como por exemplo a General Public License (GNU GPL) pois este é copyleft e garante o real controle de alterações no código e o compartilhamento do mesmo.
...