Sistema Operacional - Linux
Por: Adriel Bueno • 1/7/2015 • Abstract • 2.315 Palavras (10 Páginas) • 408 Visualizações
Linux
Oque é?
O Linux é um sistema operacional que utiliza em seu código fonte, o núcleo Linux. Ele foi desenvolvido pelo programador Linus Torvalds, e seu código fonte é fornecido a qualquer usuário, para que ele possa estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os seus termos de licença.
O usuário não precisa pagar nada para utilizar o Linux. Pode modificar o código e melhora-lo para sua melhor utilização e instalar essas melhorias em outros computadores, sem que isso seja crime. Essas são uma das grandes vantagens de utilizar softwares livres.
ARQUITETURA
Diferencia-se dos demais sistemas por ser dividido em camadas. E as funções do sistema podem ser executadas em módulos (Kernel, Usuário), um tem privilégios de acesso ao hardware e o outro não.
INTERFACE GRÁFICA
O sistema X fornece o ambiente gráfico do sistema operacional.
O X torna o gerenciador de janelas um processo separado. Na verdade, a vantagem de separar o gerenciador de janelas é que você pode escolher entre uma variedade de gerenciadores existentes para Linux o que melhor lhe convém, tais como Gnome, KDE, XFCE dentre outros.
O principal objetivo de se executar um gerenciador de janelas é controlar como você move e redimensiona a janela, além do que é ele que põem aquela barrinha com o título no topo das janelas.
VANTAGENS
- Baixo custo
- Por ser um sistema livre, as empresas não cobram pelo sistema em si, e sim por recursos adicionais como publicações de manuais etc.
- Segurança
- Qualquer instalação ou modificação do sistema requer permissão do “Usuário Root”
- Comunicação de suporte ativa
- Inúmeros recursos para solucionar problemas disponíveis on ou offline.
DESVANTAGENS
- Incompatibilidade com equipamentos
- Alguns produtos foram desenvolvidos exclusivamente para Windows
- Formatos proprietários
- Alguns formatos de áudio e vídeo são voltados para Windows
História do Linux
O Linux evoluiu a partir do UNIX, cuja história começou em 1965, quando formou-se um grupo de programadores, que incluía Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, em conjunto com a AT&T (Laboratórios Bell), General Electric (GE) e MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento de um sistema operacional chamado Multics.
O Multics seria um sistema de compartilhamento de tempo para uma comunidade de usuários, mas de acordo com os recursos da época não foi possível realizar os objetivos desejados para o projeto.
- 1969
- A Bell saiu do projeto.
- Ken Thompson com a ajuda de Rudd Canaday, Doug McIlroy, Joe Ossanna e Dennis Ritchie em um computador DEC PDP-7 reescreveu o Multics. Logo após sistema foi chamado de Unics.
- Ritchie também escreveu um compilador para a linguagem de programação C. Brian Kernighan batizou o sistema de UNIX.
- 1973
- O Unix foi reescrito na linguagem C por Dennis Ritchie e Ken Thompson para um computador PDP-11.
- 1970 – 1980
- Foram desenvolvidas as primeiras distribuições profissionais, como os sistemas BSD, na Universidade de Berkeley na Califórnia, e o System III e V, no Laboratório Bell.
- AT&T começa a fornecer o UNIX para instituições comerciais.
- As empresas começaram a usar o UNIX em suas máquinas.
- 1983
- A AT&T melhorou o System III, derivando o System V, que atualmente é o padrão internacional no mercado UNIX.
Alguns dos Sistemas Operacionais derivados do UNIX:
BSD (FreeBSD, OpenBSD e NetBSD), Solaris (antes conhecido como SunOS), IRIXG, AIX, HP-UX, Tru64, SCO, Linux e o Mac OS X (baseado no núcleo Mach BSD chamado Darwin).
Evolução do UNIX ao Linux
[pic 1]
Evolução do Linux
O núcleo Linux foi escrito por Linus Torvalds, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, com a ajuda de muitos programadores voluntários por meio da Usenet, um sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet.
Baseando-se no seu interesse pelo Minix (pequeno sistema do UNIX), Torvalds começou a desenvolver o núcleo.
Ele estava em busca de um sistema em que poderia modificar o quanto preciso para atender suas necessidades, e também estava disposto a disponibilizar o código fonte para todos.
Em 25 de agosto de 1991 Linus anunciou seu sistema através de uma mensagem para o grupo de notícias comp.os.minix, da rede Usenet que dizia:
“Você suspira pelos bons tempos do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios device drivers? Você está sem um bom projeto em mãos e deseja trabalhar em um sistema operacional que possa modificar de acordo com as suas necessidades? Acha frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noite ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. Como eu mencionei, há um mês, estou trabalhando em uma versão independente de um sistema operacional similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso ao executar bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compress etc nele.”
Em 5 de outubro de 1991, Linus Torvalds anunciou a primeira versão oficial do núcleo Linux, versão 0.02, e foi liberada para download na rede. Essa versão possui 10,239 linhas de código de programação.
- 1992 – 1993
- O núcleo Linux é licenciado sob os termos da GNU GPL.
- Em maio de 1992, a Softland Linux System (SLS) foi lançada por Peter Mac Donald. Essa foi a primeira distribuição Linux largamente reconhecida e usada.
- Patrick Volkerding adaptou, modificou e ajustou a distribuição SLS, criando uma nova, chamada de Slackware. Com as direções tomadas pela SLS, o Slackware rapidamente substituiu e se tornou a distribuição dominante. Ainda hoje, o Slackware é usado.
- Linux começa a ser conhecido no mercado, e a ser usado nas máquinas de várias empresas.
- Estabelecido o projeto Debian. Hoje é a distribuição que possui a maior comunidade.
- 1994
- A primeira revista exclusiva de Linux, chamada Linux Journal, é publicada e diversos desenvolvedores do sistema participaram desta primeira edição.
- A versão 1.0 do Linux foi lançada com 176,250 linhas de código de programação.
- As companhias Red Hat e SUSE publicam a versão 1.0 de suas distribuições do Linux.
- 1995
- Lançado a versão 1.2.0 do Kernel com 310,950 linhas de código.
- O Linux é portado para as plataformas DEC Alpha e para o Sun SPARC.
- 1996
- A versão 2.0 do núcleo Linux é lançada. O núcleo agora pode servir a vários processadores ao mesmo tempo, tornando-se então uma alternativa seria para muitas companhias.
- Larry Ewing esboçou os primeiros rascunhos do mascote que conhecemos hoje. O nome do mascote foi sugerido por James Hughes, como uma derivação de Torvalds’ UniX (TUX).
- 1998 – 1999
- Muitas grandes companhias como a IBM, a Compaq e a Oracle começaram a apoiar o Linux, e um grupo de programadores começa a desenvolver a interface gráfica de usuário KDE.
- Um grupo de desenvolvedores começa a trabalhar no ambiente gráfico GNOME, que deveria tornar-se um substituto livre para o KDE.
- Samba 2.0 é lançado.
- A versão 2.2.0 do Kernel é lançada com 1,800,847 linhas de código.
- 2001
- Versão 2.4.0 do Kernel é lançada em 4 de janeiro com 3,337,902 linhas de código e a Agencia nacional de segurança dos Estados Unidos disponibiliza o programa SELinux sobe licença GPL.
- 2003
- Linux 2.6.0 é anunciado com 5,929,913 linhas de código.
- 2007
- A Dell começa a vender laptops com o Ubuntu pré-instalado.
- 2007
- É lançada a versão 3.0 em comemoração aos 20 anos do Linux, contendo 13.872.245 linhas de código.
Red Hat: é uma empresa dos Estados Unidos, que disponibiliza soluções baseadas no sistema operacional GNU/Linux, incluindo várias distribuições
Debian: é o nome de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. A principal distribuição mantida pelo projeto é Debian GNU/Linux, o projeto também distribui sistemas com outros núcleos Unix-like.
...