Sistemas Operacionais
Por: Matheus Vidigal • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.969 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Matheus Vidigal Costa
Sistemas Operacionais
Definição e Suas Propriedades
CAMPINAS
2017
MATHEUS VIDIGAL COSTA
Sistemas Operacionais
Definição e Suas Propriedades
Trabalho desenvolvido para
a Disciplina de Fundamentos
de Sistemas Operacionais
Professor Ivan Almeida
CAMPINAS
2017
Sumário
1. Sistema Operacional 4
2. Hardware do Sistema Operacional 4
2.1 CPU 4
2.2 Dispositivos de Entrada/Saída...........................................................................5
2.3 Registradores.....................................................................................................5
2.4 ULA....................................................................................................................5
2.5 UC......................................................................................................................5
2.6 Memória.............................................................................................................5
2.7 Barramentos.......................................................................................................6
3. Software do Sistema Operacional 6
3.1 Linguagem de Máquina 6
3.2 Tradutores..............,,,,,,,,,,,,,,,,,,,..........................................................................6
3.3 Linkers................................................................................................................6
3.4 Depuradores 6
4. Tipos de Sistemas Operacionais 7
4.1 Classificação pela Arquitetura do Sistema.........................................................7
4.2 Classificação pela Execução de Tarefas...........................................................8
4.3 Classificação pela Quantidade de Usuário 8
5. Bibliografia 9
1. Sistema Operacionais
O Sistema Operacional da máquina (SO), é o programa responsável por administr ar os recursos da máquina como a memória, dispositivos de entrada e saída e o gerenciamento de processos, e executar os programas instalados na máquina, além de fornecer uma interface interativa com o usuário final, sendo:
Interface Gráfica: Na qual o usuário interage diretamente com elementos gráficos utilizando o mouse, atalhos no teclado ou gestos touchscreen).
Interface terminal: Uso apenas do teclado e do mouse, utilizado geralmente por usuários mais avançados e utilizando prompt de comando.
Interface Textual: Quando o usuário interage com o sistema apenas com caracteres de texto, presente em comutadores mais antigos.
Para que o Sistema Operacional seja executado, antes é necessário que um programa armazenado na BIOS chamado bootstrap seja executado. Após sua execução, ele irá verificar os recursos do computador, e realizar testes para
valida-los, após esse processo o Sistema Operacional é iniciado.
O Sistema Operacional pode ser dividido em duas camadas, a Shell e o Kernel. O Kernel do sistema operacional é o seu núcleo, que possui as funções básicas do SO. A Shell implementa uma interface interativa com o usuário.
2. Hardware do Sistema Operacional
2.1 CPU: É a unidade de processamento do computador, elemento responsável pela execução dos programas. Geralmente ela vem em um único chip. Seus principais componentes são: a ULA, a UC e os registradores.
2.2 Dispositivos de Entrada/Saída: São dispositivos que permitem a comunicação da CPU com o mundo externo, como mouse teclado e impressora. Cada dispositivo possui um chip que é responsável por acessar o dispositivo em suas operações mais elementares, através de linguagem de máquina. O sistema operacional implementa rotinas que tratam dos dispositivos que desempenham funções mais elaborada.
2.3 Registradores: São dispositivos de armazenamento temporário e de alta velocidade. São os responsáveis por armazenar os dados que estão sendo executados dentro da CPU, armazenam geralmente dados e informações que tem a possibilidade de serem usadas novamente em breve, sua função nesse caso é acelerar o processo de busca dessa informação.
2.4 ULA (Unidade Lógica e Aritmética): Responsável por realizar as operações lógicas (or, and, not) e aritméticas (soma, subtração, adição e multiplicação) sobre os conteúdos dos registradores:
2.5 UC (Unidade de Controle): É o componente inteligente do computador, que contém um microprograma, responsável por todo o funcionamento do hardware. A execução deste microprograma ocorre quando uma sequência de microinstruções são enviadas sobre o hardware. A função básica deste microprograma pode ser dividida em 3 fases: busca da instrução, decodificação da instrução e execução da instrução.
2.6 Memória: É um dispositivo de armazenamento de dados, podendo ser volátil ou não volátil. É na memória que são carregados todos os programas a serem executados pela CPU. Dois tipos de operações podem ser efetuadas no sistema de memória: leitura e escrita de dados. Quando um programa é carregado na memória, ele deve estar em linguagem de máquina, específico do hardware em questão. Suas instruções são colocadas em sequência nas posições da memória.
...