TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA 2.2

Por:   •  23/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa 3.2

TEMA: O valor da segurança da informação para empresa privadas de médio porte.

1.1 PROBLEMA DA PESQUISA: Teria realmente valor as informações em empresas de médio porte, para investir em segurança da informação?

2.1 OBJETIVOS GERAIS: Demonstrar que a segurança da informação tem grande valor e importância para ser aplicada no âmbito das empresas de médio porte.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:

• Demonstrar aos gerentes e alta direção da empresa a necessidade de investir em segurança da informação.

• Agregar valores a empresa, a tratar os ativos de informação com o valor que eles tem.

• Incentivar e valorizar os profissionais de Segurança da informação.

• Prevenir a empresa de possíveis ataques ou perda de informação.

3.1 JUSTIFICATIVA: Tema elaborado com propostas de trazer para a área comercial de empresas de médio porte, ideias, soluções, para que possam alcançar um avanço no mercado, protegendo e dando valor as informações contidas dentro da empresa. As empresas de pequeno porte costumam ignorar ou até não dão valor algum as informações de negócio que possuem dentro de suas empresas, é até mesmo difícil abordar um tema como segurança da informação pois os gestores nem conseguem compreender as dimensão do tema, e acabam por desvalorizar o trabalho do analista de segurança da informação. Se faz necessário normas, e técnicas para preservar toda a informação, e esse trabalho visa demostrar a necessidade e valores para agregar a empresa.

4.1 REVISÃO DE LITERATURA: Para os profissionais da área de segurança da informação, é um desafio implantar políticas de segurança da informação em empresas de médio porte. Existem muitos desafios que precisam ser superados, mas o mais importante deles é mostrar aos donos do negócio, gerentes, gestores, ou seja a alta direção, que cada informação ali tem valor, e que não devemos medir esforços para protegê-la.

Segundo Richard A. Clarke descreveu em seu livro “Guerra Cibernética”, cada informação tem um grande valor para a organização, e cabe aos Stalkeholdes (partes interessadas no negócio), valorizarem essas informações e através do profissional responsável pela segurança, elaborar forma de prevenir possíveis ameaças a essas informações.

Os custos para implementar tais políticas de segurança não refletem só no custo material, mas pessoal, trabalhos de conscientização para os funcionários, e o mais fundamental, que a alta direção siga essas regras impostas para todos os funcionários, não adianta fecha todo o canal na parte de baixo e abrir tudo em cima, não se pode deixar portas abertas dando brechas para toda a política de segurança ir por agua a baixo.

Já dizia Daniel Mauser, um dos autores do livro para certificação em segurança da informação, que, devemos mostrar ao Cliente a importância de proteger os dados, não só lógicos como os físicos. No ano de 2014, uma empresa bem conhecida que trabalhava com material eletrônico e fornecia para grande parte da cidade, foi acometida por um infortúnio, pegou fogo. E quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com