TI APLICADA NA EDUCAÇÃO
Por: indykaro • 19/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 353 Visualizações
Particular
- TÉCNOLOGIA EM SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA
- LABORATÓRIOS VIRTUAIS
- TABLET
Na aula tecnológica, a professora se liberta do tablado e interage com as imagens da tela do computador e com os tablets dos alunos.
Os alunos trabalham em seus cadernos normais de atividades, mais também gravam animações e conteúdos em seus cadernos virtuais, armazenando as “Nuvens” (Armazenamento remoto em computador interligado por meio de internet), acessíveis em qualquer ponto do planeta que haja internet.
Trabalhos individuais ou coletivos podem ser feitos a partir da orientação do professor.
O ritmo e a profundidade do conhecimento adquirido dependem das características individuais dos alunos.
2- Aulas 3D
Viajante Virtual
Nesse ambiente virtual, a apresentação expandida se confunde com a realidade, em imagens quase tocáveis.
Os Alunos, seguindo a orientação do professor, podem numa sala de aula sobre o corpo humano, por exemplo, isolar “aparelho” e manipulá-los em 3D. Esses recursos visuais vão alem dos efeitos em três dimensões, oferecendo não só a visão real da imagem , mas também a textura e o volume .
Diversos assuntos estão sendo explorados com essa tecnologia, entgre eles Citologia, Astronomia, Geografia, História, Matemática, Mecânica, Ótica etc.
Semelhante a um trailer, misto de laboratório, sala de aula e brinquedo de parque de diversões, o Viajante Virtual efetua movimentos e simula velocidades altíssimas, possibilitando experimentar , na pratica , o que é aprendido sobre aceleração e velocidade na teoria da física.
3-APOIO AO ALUNO
- Tarefa NET
O aluno encontra On-Line, exercícios das tarefas de casa acompanhado por sugestões de resolução. Assim alem dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso , pela internet a resolução detalhada . Isso permite o estudo de acordo com seu interesse e o seu ritmo de trabalho.
- Portal Educacional
Um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem que integra, On-Line, que permite que os alunos, pais e professores realizem pesqueisa , coletem informações, assistam aulas e debatam assuntos relevantes a partir de qualquer lugar.
- Auditórios com recursos Multimídia
Os Alunos tem aulas em auditórios equipados com multimídia, com a finalidade de visualizar a matéria dada por meio de filmes, datashow e outros recursos tecnológicos.
- Bico – Boletim Informativo do Colégio Objetivo
Boletim informativo do colégio, cuja finalidade é levar inforamçoes de interesse do estudante e registrar as atividades desenvolvidas pelos alunos
AUDITÓRIOS COM RECURSOS MULTIMIDIA
Os auditórios e as salas de aulas, são equipados para permitir que os professores e palestrantes convidados se utilizem de recursos multimídias sofisticados como ferramentas de apoio á aprendizagem
- Vídeo atualidades
O sistema adotado acrescenta características especiais ao processo de aprendizagem, utilizando-se de recursos audiovisuais
- Palestras
- Cineaulas
Ambiente altamente equipado e preparado para exibir filmes didáticos , baseados em obras literárias ,estimulando / atraindo os alunos de uma forma descontraída, saindo da rotina .............................
A INFORMATICA EM SALA DE AULA
- A Informática em sala de aula é dividida em duas fases
- 1º Fase – APRENDIZADO
Na primeira fase, os alunos aprendem a manusear os equipamentos e conhecer os programas
- 2º Fase – PROGRAMADOR
Na segunda fase, eles deixam de ser simples alunos e tornam-se programadores.
RELATO DO PROFESSOR
Exercício de programação e lógica/ raciocínio
Os Alunos gostam das aulas, são conteúdos diferenciados, os alunos deixam de ser simples usuários e viram programadores
A Professora Explica o conteúdo, mostra o que ela quer, depois passa individualmente pelos alunos para ver o seu desenvolvimento.
Publica :
Educação para o futuro
Uso de tecnologias no ensino precisa vencer barreiras de infraestrutura, como número insuficiente de computadores nas escolas e baixa velocidade de internet; capacitação dos professores é outro desafio
O cenário parece positivo: praticamente todas as escolas brasileiras têm um computador e 92% delas estão conectadas à internet. Os problemas aparecem quando os dados são analisados com um olhar mais meticuloso: o número de computadores em cada escola ainda é insuficiente, eles costumam ser instalados em locais inadequados ao uso pedagógico e a conexão à internet tem baixa velocidade nas escolas públicas. Além disso, falta capacitação aos professores para usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino.
O panorama vem da pesquisa TIC Educação 2012, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação - CETIC.br, que entrevistou 1,5 mil professores de 856 escolas de todo o país (veja infográfico).
...