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Trabalho Interface Humano Computador

Por:   •  7/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

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Interface Humano –computador

2 – Interfaces & Interação

Interfaces:

∙ Primeira geração – Interface direta com o Hardware: Manipulação era feira através de fios e interruptores que eram ligados e desligados.

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∙ Segunda geração – comandos e interfaces de pergunta: Comandos feitos puramente de forma textual e sempre feito através de comandos e respostas as perguntas do sistema.

[pic 2]

∙ Terceira geração – menu simples: Lista de opções apresentadas para o usuário, com decisão selecionada via algum código.

[pic 3]

∙ Quarta geração – orientada a janela, interfaces de apontar e apanhar: Referenciadas como interfaces WIMP, trazem o conceito de mesa de trabalho.

[pic 4]

∙ Quinta geração – hipertexto e multitarefa: Praticamente presente em todos computadores atuais, mantém os atributos da geração anterior somados as técnicas de hipertexto e multitarefas.

[pic 5]

∙ Sexta geração: A geração atual que conta com inteligência artificial, reconhecimento de voz, robótica, sistemas inteligentes, Nuvem, realidade aumentada, redes de alta velocidade entre outras tecnologias.

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[pic 7]

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Interações:

∙ Linguagem natural: A linguagem natural é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, como a língua falada e a linguagem de sinais, tendo como principal objetivo a comunicação.

[pic 9]

∙ Linguagem de comando: O computador não é capaz de entender a linguagem natural, portanto, foi necessário construir através de lógica computacional as linguagens de programação, que tem ainda como principal objetivo a construção de sistemas.

[pic 10]

∙ Menus: A interação através de menus consiste em apresentar ao usuários uma lista de possíveis ações a serem tomadas por ele que geralmente encontram-se organizadas de forma hierárquica por categoria. Nessa lista, o usuário seleciona uma única ação para ser realizada de cada vez.

[pic 11]

∙ Preenchimento de formulários: Formulários são maneiras de registrar dados e controlar atividades no “mundo real” que foram trazidos para a interação entre homens e máquinas. Por isso, são basicamente um reflexo do que seriam os formulários de papel.

É importante tornar a interação mais produtiva possível, pois assim como no papel, formulários são naturalmente cansativos, principalmente considerando seu tamanho. Então, uma boa prática adotada é deixar campos de uma mesmo tema (dados pessoais, endereços, ...) próximos. Também é interessante ativar o uso do “TAB” e explicitar como deve ser a entrada de dados, como por exemplo em datas (informar o formato utilizado) e número de CPF (informar se são apenas números ou se permite hífen).

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∙ WIMP: Windows, Icons, Menus and Pointers, é a interação através de componentes de interação virtuais denominados widgets, esse estilo é implementado com o auxílio de interfaces gráficas. Permite a interação através do mouse, comportando-se como dispositivos virtuais de interação.

[pic 13]

∙ Manipulação direta: Na interação no estilo manipulação direta, sistemas deixam de receber comandos do usuário e passam a interagir com eles. O teclado é substituído por ações (cliques, arraste) que geralmente são reversíveis. Além disso, refletem imediatamente no estado do objeto manipulado.

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