USO DA REALIDADE AUMENTADA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CONCEPÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
Por: Diomar Rodrigues • 25/5/2018 • Monografia • 1.443 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPOS – MANAUS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
CURSO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
USO DA REALIDADE AUMENTADA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CONCEPÇÃO DE PROJETOS ARQUITÉTÔNICOS
MANAUS-AM
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPOS – MANAUS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
CURSO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Diomar Paulo Rodrigues, RA: C49GAB-9
Klislley Axel Almeida da Cosra, RA: C612CC-8
USO DA REALIDADE AUMENTADA NA REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS ARQUITÉTÔNICOS
MANAUS-AM
2018
Resumo
Realidade Aumentada é um tipo não convencional de interface. Embora esta tecnologia já tenha sido implementada com sucesso em vários campos da engenharia, sua aplicação na indústria de construção tem sido superficial. A Realidade Aumentada faz a inserção de objetos virtuais na visualização do ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais. Esta pesquisa busca analisar a contribuição do uso da tecnologia de realidade aumentada no processo de planejamento de projetos arquitetônicos no que diz respeito à visualização gráfica do projeto em questão. Ver a planta de um projeto de uma casa projetada no espaço real e poder passear pelo seu interior, permite desenvolver trabalho de forma cada vez mais eficiente. Com o uso da tecnologia de realidade aumentada em apoio ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos surgem novas alternativas que auxiliam empresa e cliente a chegarem a uma conclusão mais precisa a respeito do projeto a ser desenvolvido.
Palavras chaves: Realidade Aumentada, Arquitetura, inovação.
- Introdução
Interfaces com RA misturam os mundos físicos e virtuais de maneira que os objetos reais possam interagir com conteúdo digital 3D. Tais interfaces naturalmente suportam colaboração face a face, e podem melhorar o entendimento comum, como por exemplo, em projeto arquitetônico, em que os usuários podem sentar em uma mesma mesa e ver um edifício modelado virtualmente aparecer no meio da mesa. Se este edifício for ligado a um objeto físico, os usuários podem escolher sua implantação em um mapa. (BILLINGHURST; KATO, 2002) Em arquitetura, a utilização de uma visão coerente do que está sendo planejado é de extrema importância, uma vez que as teorias de planejamento contemporâneo envolvem comunicação e debate. Para Hanzl, 2007, a RA tem um grande potencial para ser utilizada como apoio ao processo de planejamento de projetos arquitetônicos.
Em Arquitetura, de acordo com Fernández (2004, p.6) “[...] projetar é desenvolver um conjunto de ideias, caracterizadas e qualificadas adequadamente, por meio de desenhos, para a materialização de uma obra.” Entretanto, levando-se em consideração as constantes modificações na tecnologia, há que se atentar para as contribuições advindas desse contexto. E, nesse sentido, a execução de projetos arquitetônicos não pode ficar na prancheta, apenas. O desenho bidimensional não é mais suficiente para a visualização da obra idealizada. O surgimento de softwares capazes de gerar cenários virtuais interativos, se utilizados em projetos, podem revolucionar a arquitetura mundial. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição da Realidade Aumentada (RA), para profissionais da área de arquitetura, como ferramenta auxiliadora tanto nos processos de desenvolvimento de projetos quanto na compreensão e avaliação de projetos solicitados.
- Problemática
Partindo do que é observado no processo de desenvolvimento de um projeto arquitetônico, a representação gráfica do projeto é uma das partes mais importantes para todos os envolvidos. É a partir dela principalmente que os profissionais conseguem transmitir melhor ao cliente a ideia final do projeto em desenvolvimento e assim, chegarem a uma conclusão mais precisa. A presente pesquisa reúne vários exemplos coletados no intuito de responder ao problema de pesquisa: Como o uso da Tecnologia de Realidade Aumentada pode melhorar a representação gráfica e concepção de projetos arquitetônicos.
- Motivação e relevância do tema
A Arquitetura, é uma área bem-conceituada em todas as partes. E com tudo, uma das dificuldades encontrada é na hora de apresentar um projeto arquitetônico (planta). Pois são feitas através de maquetes e slides. Com os avanços das tecnologias e sendo aplicadas em várias áreas, a aplicação na arquitetura, além de ser uma maneira de incentivar mais projetos, representa a possibilidade de antecipar visualizações de cenários ainda não construídos, os quais permitem a criação de percepções praticamente impossíveis unicamente com o desenho em 2D, desenvolvido em pranchetas.
Entra em ação a RA que não se limita ao ambiente fixo de computadores (desktop, notebook e laptop). Sua atuação se estende de forma crescente em dispositivos móveis (tabletes e smartphones), principalmente pelas opções encontradas em aparelhos com acesso à internet (wifi e 3G/4G), velocidade de processamento, sistema de navegação global por satélite (GNSS) e câmera. Há exemplo de aplicação móvel de RA via projeção de edifício 3D em espaço urbano, com possibilidade de navegação e interação em tempo real (Portalés et al., 2010). ( não esquece de referenciar)
- Objetivo geral
- Analisar a contribuição da Realidade Aumentada para a representação gráfica de projetos arquitetônicos.
- Objetivos específicos
- Analisar as vantagens do uso da realidade aumentada na arquitetura.
- Apreciar cenários arquitetônicos a partir da Realidade Aumentada.
- Identificar a contribuição da realidade aumentada na concepção de projetos arquitetônicos.
- Metodologia
Este é um trabalho de pesquisa descritiva realizada a partir de abordagens teóricas, por meio de revisão de trabalhos de pesquisas cientificas.
- Materiais utilizados e métodos.
Utilizamos um notebook conectado a internet para facilitar na pesquisa, um celular SmartPhone para visualizar exemplos de projetos arquitetônicos em Realidade Aumentada. Para experimento, buscou-se formas de visualização que pudessem ser utilizadas para apresentação e discussão de um projeto para os interessados. Portanto, foram utilizados o aplicativo Planner 5D disponível na PlayStory, loja de aplicativos do Google e o ARToolKit uma biblioteca open source, que viabiliza o desenvolvimento de interfaces para realidade aumentada.
...