USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES
Por: eduqueiroz • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 4.269 Palavras (18 Páginas) • 327 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES
Cuiabá - Polo Icec
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES
Nome completo do aluno: Eduardo Trindade de Queiroz
RA: 1838657
Curso: Sup. Tecn. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 1º Semestre
Cuiabá - Polo Icec
2018
RESUMO
ABSTRATC
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO DA ONG AMIGOS DO BEM
Nome da ONG: ONG amigos do bem
Objetivo: Prestar serviço para crianças portadoras de necessidades especiais através das tecnologias assistivas e promover a inclusão digital.
Público alvo: Crianças e familiares
Tipos de deficientes que a ONG atende: Deficientes visuais, deficientes auditivos, deficiências sensoriais, deficiências motoras.
O QUE OFERECEMOS
A ONG Amigos do Bem proporciona ao deficiente uma séries de recursos e serviços de acessibilidade ao uso do computador, através de hardwares e softwares projetados para atender determinada necessidade e desenvolver aquilo proposto, fazendo com que o deficiente adquira conhecimento e habilidades para seu desenvolvimento.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ONG
Para receber atendimento na ONG amigos do bem, a família da criança faz uma entrevista e a criança passa por uma espécie de triagem para verificar se ela tem o perfil que a instituição está preparada para atender. Essa etapa de análise servirá para definir qual a melhor tecnologia a ser proposta para seu desenvolvimento, possibilitando que construa ativamente conhecimento e atingindo os objetivos educacionais propostos. Se a criança for aprovada no processo de triagem será matriculada na entidade.
A ONG amigos do bem é equipada com uma grande variedade de tecnologias assistivas (recursos e serviços) para acessibilidade do deficiente ao computador. Possui Salas de Recursos Multifuncionais, que são um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, projetadas para oferecer suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
E para que esses recursos e serviços sejam aplicados de forma correta e responsável, a entidade conta com profissionais capacitados com conhecimentos específicos adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e especialização.
São esses profissionais capacitados que irão identificar, elaborar e organizar as tecnologias assistivas adequados para o deficiente, podendo também indicar a ONG a aquisição de novos recursos/ferramentas para o determinado deficiente. Basicamente o papel desses profissionais é observar um determinado problema com a criança/deficiente e propor uma solução. Essa solução é através dos recursos e serviços da tecnologia assistiva.
Com isso a ONG busca ampliar as habilidades dessas crianças com deficiência através das tecnologias assistivas e juntamente com o auxílio pessoas preparadas.
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE AO COMPUTADOR
A Tecnologia Assistiva, também chamada de “Acessibilidade ao Computador”, oferece uma variedade de ferramentas que possibilitam que as pessoas com deficiência utilizem o computador de forma eficaz e independente.
Atualmente a TA oferecem uma gama de “recursos de acessibilidade ao computador” que facilitam a avaliação e uso dos equipamentos, mais adequados a cada necessidade, que tem por base o conhecimento do usuário, do seu potencial funcional e conhecimento dos recursos.
Para uso e acessibilidade ao computador são oferecidos uma variedades de interfaces de entrada (input) e de saída (output), para facilitar a possibilidade de se utilizar o computador de forma eficaz e independente.
Hardware (equipamentos) e software (programas) sofrem adaptações para possibilitarem a utilização do computador, de forma independente, como teclados expandidos ou reduzidos, colmeias, teclados programáveis e teclados virtuais com varredura, acionadores diversos, leitores de tela, sintetizadores de voz, entre outros.
HARDWARES UTILIZADOS NA ONG
O USO DO TECLADO
Para pessoas com deficiência, para o uso do teclado convencional, geralmente são feitos adaptações com outros acessórios. Entre os principais exemplos podemos destacar:
Ponteiras ou órtese para digitação
Haste de material variado com uma extremidade emborrachada e que é fixada em uma parte do corpo do usuário que pode ser a mão, o punho, a testa ou a boca.
[pic 1] [pic 2]
Colmeia
Superfície de material rígido e perfurado, confeccionado usualmente em chapa de acrílico transparente, plástico ou metal, que funciona como limitador de movimento é da sobre o teclado convencional, tendo umas perfurações coincidentes às teclas do mesmo.
Apoio de mão/punho
Almofadas de dimensões, variadas, para posicionar corretamente as mãos e dedos com relação ao teclado. Ajudam a prevenir a fadiga e minimizam os esforços desnecessários, que podem levar as lesões por esforços repetitivos (LER).
Adesivos
Etiquetas autoadesivas que apresentam letras e sinais grandes e em cores constantes, aplicadas sobre as tecla e utilizadas para melhorar a percepção visual das mesmas.
Recursos de software
Programas que integram o sistema operacional do computador e/ou vendidos separadamente, que adicionam funções ao sinal gerado pelo teclado em seu caminho de processamento. Inclui a filtragem de teclas e toques indesejados, controle sobre repetição de pulsos em pressionamento prolongado, teclas aditivas que permitem o pressionamento seriado em substituição ao pressionamento simultâneo de teclas para gerar outras funções ou simplesmente para gerar letras em maiúsculas.
...