A Analise Estrutura de Sistemas
Por: CaioRDS • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.439 Palavras (14 Páginas) • 515 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Sistemas da Informação 2º Semestre
Analise Estrutura de Sistemas
Professor Mestre: Irenice
Vila Mariana, São Paulo
[pic 1]
Sistemas de Informação – 2° Semestre
Disciplina: Analise Estrutura de Sistemas
Professor da disciplina: Profª Irenice
Data de entrega 20/09/2012
Badew Hecne Cordeiro Silva 1299932488
Bruno Bellasalma 5630115241
Caio Ribeiro dos Santos 12
Carlos Alberto Geronimo dos Santos 1299899178
Marjori Tamise de Carvalho Souza 5202529648
Saulo Fonseca Camargo 1299926369
Analise Estrutura de Sistemas
VILA MARIANA, SÃO PAULO – SP 2012.
SUMÁRIO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
- Desafio 04
- Etapa 1 07
- Descrição 08
- 09
- Questões 10
- Referencias Bibliográficas 11
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Sistemas de Informação 2ª. Série
Análise Estruturada de Sistemas
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
- 1. Favorecer a aprendizagem.
- 2. Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
- 3. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
- 4. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
- 5. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
- 6. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
- 7. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.
- 8. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.
- Capacidade para iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.
- Competências para levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação.
- Competência e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.
- Capacidade de abstração, representação, organização e viabilização de soluções de software para diferentes domínios de aplicação.
DESAFIO
Leia atentamente o seguinte o texto, que apresenta a descrição de um problema relacionado à reposição de materiais em estoque de uma empresa. Este problema servirá de base para a realização do desafio, descrito a seguir.
“O funcionamento do Setor de Compras de uma empresa se baseia na necessidade de materiais vindas do Setor de Estoque, o qual informa estas necessidades por meio de uma solicitação de compra. Ela é emitida toda vez que um material é requisitado e não há quantidade suficiente para se atender esta requisição. Logo a seguir, o Setor de Compras verifica quais são estes materiais e os agrupa com outras solicitações já recebidas, verificando também o histórico das últimas compras do mesmo material, realizando um planejamento em função do consumo. Com base nestas análises é emitido um pedido de cotação que reúne uma série de solicitações de compra que agregam informações para selecionar os possíveis fornecedores deste material. O pedido de cotação é enviado para cada um dos fornecedores selecionados, os quais informam preços, condições de pagamento e prazos de entrega. O Setor de Compras avalia as respostas recebidas, agrupa os materiais de acordo com as melhores opções e gera um ou mais pedidos de compra, que são enviados somente para os fornecedores que ofereceram as melhores opções. Uma cópia de cada um destes pedidos é enviada para o Setor de Recebimento de Materiais, de modo que este possa conferir a remessa, oriunda do fornecedor contratado, do que foi solicitado. O Setor de Recebimento envia para o Setor de Compras um informe de chegada de materiais quando estes são recebidos do fornecedor. A partir disto o Setor de Compras atualiza o pedido de compras e o histórico do fornecedor para, finalmente, informar ao Setor de Estoque que a solicitação foi atendida”.
...