A Entrega da Avaliação-Trabalho da Disciplina
Por: Maicuhen • 19/5/2022 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA
MAYCON HENRIQUE
Entrega da Avaliação-Trabalho da Disciplina [AVA 2] - ERGONOMIA E ENGENHARIA DO TRABALHO
Rio de Janeiro
2022
Os riscos de um acidente são inerentes aos esportes, no automobilismo não é nada diferente de outros esportes, as chances de acontecer um acidente são até maiores quando se trata de corridas em alta velocidade. Pilotos, membros das equipes, engenheiros, comissários, fiscais ou até mesmo torcedores, independente de ter toda uma questão de segurança, estão correndo risco quando estão presentes em corridas de Fórmula 1. A questão é que corridas a mais de 300 km/h é uma atividade por si só perigosa e nunca será 100% segura.
Existem vários métodos de avaliação ergonômicos, um deles é chamado de método Owas, que foi desenvolvido na Finlândia no ano de 1977 por um grupo siderúrgico denominado Ovako Oy. Esse método analisa a postura do corpo dividido em três regiões: dorso, membros superiores e membros inferiores, onde consideravam também a questão das cargas suportadas e forças necessárias para a realização da tarefa. Essas variações eram analisadas para atribuir pontuações para cada posicionamento, quanto menor o resultado, a postura do colaborador estará mais adequada e quanto maior for a pontuação, maior será o risco e dano a saúde do funcionário. Também era verificado o tempo que o funcionário ficaria naquela posição, dessa forma, o método estabelecia uma classificação para propor um enfrentamento da situação.
1. Na situação da Fig1 o código do piloto pé 131, onde as costas do piloto estão eretas, os braços estão no nível do ombro e ele está sentado sem fazer levantamento de carga ou usar força física.
2. Quando falamos dos mecânicos durante a parada do Pitstop para a troca de pneus e reabastecimento de combustível, o código é 2132, onde o profissional está com as costas inclinadas para frente, os braços estão para baixo e as pernas estão flexionadas, apesar do mecânico trocar uma peça que fica no chão, ele não apoia o joelho no chão, além disso, uma roda pode pesar em torno de 11 kg, então é colocado o 4º Dígito sobre levantamento de carga ou uso de força.
3. As partes mais solicitadas são os braços e as pernas, pois é com esses dois membros que o piloto faz a curva, acelera e freia o veículo, levando em consideração que corridas de F1 duram mais de 2 horas.
4. Os movimentos da primeira figura são realizados repetidamente, pois há curvas em todo o percurso. Além disso, uma corrida de fórmula 1 um tem uma duração longa, os pilotos precisam fazer os mesmos movimentos várias vezes.
5. Sim. Pois, o piloto do carro de fórmula 1 tem relação direta com o volante do carro, ele possui várias funções onde o piloto pode ajustar a direção, mecânica, elétrica, velocidade e comunicação, tudo isso pelo próprio volante.
Referências:
SARQUIS, Antônio Carlos da Fonseca. ERGONOMIA E ENGENHARIA DO TRABALHO. Rio de Janeiro: [s. n.], 2021. 104 p. E-book.
VOANDO BAIXO. In: LOPES, Rafael. O perigo e a Fórmula 1. Https://www.globo.com/, 10 mar. 2016. Disponível em: http://ge.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/o-perigo-e-formula-1.html. Acesso em: 11 maio 2022.
...