A Expansão da internet no Brasil
Por: Fabi Mine • 26/2/2018 • Trabalho acadêmico • 584 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
REDES DE COMPUTADORES – N1FUNDA
CLAUDEMIR GONÇALVES DOS SANTOS – RA 219762017
INFORMÁTICA APLICADA
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
CLAUDEMIR GONÇALVES DOS SANTOS
INFORMÁTICA APLICADA
Trabalho apresentado ao Curso (Redes de Computadores) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Informática Aplicada].
Prof. Paulo Procopio
Guarulhos
2017
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
A expansão da internet no Brasil.
Com um mundo cada vez mais globalizado e competitivo a tecnologia como a internet, tem um papel fundamental tanto na zona urbana, quanto na zona rural.
Em 2013, foi divulgada pesquisa realizada pelo centro de estudo sobre tecnologias da informação e da comunicação (cetic.br), que no Brasil havia 80,9 milhões de usuários de internet, 15 pontos percentuais a mais desde 2.008, passando de 34% (2.008) para 49% (2.013).
Porém infelizmente a internet ainda é um artigo de luxo para maioria dos moradores das classes sociais mais baixas e nas zonas rurais, segundo a pesquisa nas classes D e E 80% ou 68 milhões de pessoas nunca usaram a internet, tendo como principal motivo o custo elevado, citado por 44 % dos entrevistados.
Mas a desigualdade se torna ainda maior quando nos referimos a zona rural, que segundo o mesmo estudo realizado pela Cetic, apenas 10% dos domicílios estão conectados à internet, e desta vez o principal motivo apontado foi a falta de disponibilidade, tal desigualdade certamente ocorre devido que as regiões Sul e Sudeste são mercados mais atrativos, onde há maior concentração de provedores, dentro deste contexto, acredita-se que as áreas rurais necessitem de maior ênfase no processo de Inclusão Digital, devido à dificuldade da população rural no acesso a serviços públicos a distância das áreas rurais em relação aos centros de disseminação do conhecimento, bem como a dificuldade de acesso a laboratórios de informática disponíveis nos centros urbanos, torna essa exclusão bastante evidente.
Levando em consideração também a diferença de residências com acesso à internet, mesmo com o crescimento de residências com acesso da região nordeste ter sido o maior de 21% a 27% (2.011 a 2.013). O sudeste continua sendo a região com maior número de acessos com 48%, seguido pelo Sul ( 47%) e centro- oeste ( 39%) e pôr fim a região Norte com 21% apenas de residentes com internet em seus domicílios.
Por sua vez a política pública também há seu percentual de reponsabilidade nesta desigualdade, medidas tem que serem tomadas, com o propósito que torne as classes sociais D e E e a zona rural, mercados atrativos para que as operadoras se comprometam a levar a essas regiões banda larga com qualidade e valores acessíveis.
...