A Harmonização Social
Por: Ana Paula da Rocha • 6/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 262 Palavras (2 Páginas) • 661 Visualizações
Harmonização Social
Uma sociedade precisa ter normas, regras e leis, para não se tornar um caos total, onde cada um faz aquilo que pensa e acha certo, logo precisamos de direitos e deveres para os cidadãos.
Se pensarmos no caso proposto, onde um homem vivia sozinho em uma ilha, ele tinha seus costumes, sua metodologia para viver, mas ele não estava errado, já que vivia sozinho, não havia mais ninguém para que ele tivesse que estabelecer normas de convivência. O caso muda quando desembarcam 40 pessoas no mesmo local, pois agora temos um campo maior do que o anterior, temos diversa ideologias e costumes herdados de 41 pessoas e se não tiver regras para esse conjunto de pessoas, nunca haverá harmonia dentro dessa sociedade, pois cada indivíduo ira agir da forma que julga estar certa, dentro de sua cultura.
No caso apresentado, os costumes que irão prevalecer são os das 40 pessoas, pois é grupo maior em relação ao senhor que já habitava a ilha e por todos virem do mesmo local, já têm uma ideia de direito igual entre eles.
Por tanto, na frase “ Onde há sociedade, existe direito” quer dizer, que essas normas existem para solucionar problemas dentro da sociedade, para não acabar tudo virando uma grande bagunça, acabar virando um grande caos, onde cada indivíduo decide fazer o que se passa em sua cabeça, sem pensar em conjunto e agir de forma que não seja boa para um todo. Direito existe para equilibrar uma sociedade e harmonizar a mesma.
...