A Historia Computação
Por: Bruno Vinícios • 5/4/2022 • Resenha • 938 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
Contar é uma necessidade humana muito antiga e quanto menos nômades e mais recursos acumulamos mais se aumentava a necessidade de calcular para se ter um controle eficiente deles.
Começou com pastores empilhando pedras para controlar sua quantidade de ovelhas e os dez dedos das mãos para representar quantidades que hoje é nosso sistema de numeração, mas o primeiro sistema científico de cálculo surgiu por meio de mercadores mesopotâmicos com sementes secas e buracos nas areias.
Toda a história e evolução dos computadores se deu a essa necessidade de fazer cálculos cada vez mais complexos cada vez mais rápido e precisos.
O primeiro instrumento de calcular mais moderno foi a pascaline que era completamente mecânica e usava alavancas para girar rodas dentadas em um eixo numerado para representar números de 0 a 9.
Eram 6 rodas portanto 6 espaços para números mas além de soma e subtração era possível fazer algumas multiplicações também através de diversas somas de um mesmo número.
Um instrumento de multiplicação e divisão surgiria através de Leibnitz quase 30 anos depois em 1671, mas só por volta de 1800 tivemos uma das primeiras criações mais importantes da computação moderna: uma unidade de entrada e saída de dados.
Um tecelão chamado Jacquard desenvolve os cartões perfurados para registro de informações que só foram cair em desuso por volta de 2012 onde muitos sistemas de votação ainda utilizavam eles.
Esses cartões foram usados pela Máquina Diferencial de Babbage para receber e fornecer informações e também pela Máquina Analítica.
A Diferencial já calculava funções trigonométricas e logaritmos e a Analítica nunca chegou a ser construída por conta das limitações de Babbage na época, mas foi a percussora dos computadores digitais.
Era a vapor, usava base 10 e já tinha um sistema operacional além dos componentes básicos de um computador: unidade de entrada, unidade de saída, memória e uma unidade para computar.
Sua companheira matemática Ada Lovelace compreendeu o funcionamento dessa máquina e criou alguns programas para ela se tornando então a primeira pessoa a programar em toda a História.
Pela década de 1930 houve o uso de relés, um mecanismo que utilizava energia elétrica para produzir energia mecânica através de força eletromagnética, algo obviamente bastante custoso mas que foram muito utilizados nos primeiros computadores e hoje em dia são muito comuns em diversos veículos.
Na 2ª guerra mundial tivemos uma guerra criptográfica da criptografia de Arthur Scherbius contra a equipe de Alan Turing que liderou a construção da Heath Robinson e além de comprovar as ideias de Babbage também desenvolveu as ideias sobre algoritmos.
Johnvan Neumann sugeriu o uso do sistema binário e o armazenamento interno de instruções e dados compilados que, conjuntamente com as ideias de Turing foram a base para projetos de computadores como o ENIAC e o EDVAC.
ENIAC, o primeiro computador eletrônico, era totalmente eletrônico e ocupava uma sala inteira. Era cheio de relés e válvulas, mas aquecia e queimava rápido gerando muito consumo de energia, tinha grandes limites de armazenamento e para reprogramar era necessário reordenar toda rede elétrica.
Ele só durou até 1952 quando o transistor foi desenvolvido como um melhor substituto das válvulas na computação e também foi usado futuramente para o desenvolvimento de circuitos integrados que em 1959 começaram a ser utilizados pela IBM na sua série 7000 de mainframes.
Nos anos seguintes tivemos o lançamento do Dataphone, primeiro modem comercial e do ASCII, um código padronizado de intercâmbio de informações que possibilitou máquinas de diferentes fabricantes
...