A Historia dos Porcessadores ARM
Por: Antonio Claudio Souza • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 921 Visualizações
A HISTÓRIA DA ARQUITETURA ARM
Em 1985, a empresa britânica Acorn Computers LTD desenvolveram o priemiro chip ARM. OS engenheiros focaram no desenvolvimento de um chip low-end, com poucos recursos, mas com boa performance e assim, nasceu o ARM1 – como um RISC de 32 bits, baseado na arquitetura do 6502 e foi usado basicamente como coprocessador no BBC Micro (seu microcomputador com rede televisa). Já no ano seguinte, surge o ARM2, com melhorias no conjunto de instruções, principalmente para deixar mais rápidas as instruções, como operações de multiplicação.
Em 1987, a Acorn lançou o seu primeiro computador pessoal, com o processador ARM, o Archimedes. Fez muito sucesso na Inglaterra, mas perdeu mercado para os PC x86 (IBM Compartible). Ainda assim, o seu fracasso não desmotivou a empresa por melhorias. Na próxima versão, o objetivo era ter o tipo de performance esperada para computação mais pesada. Então, em 1989, foi lançado o ARM3 com cache de 4K e clock de 25Mhz.
Foi então que o mercado entendeu as características do chip ARM: RISC de alta performance, baixo consumo e excelente custo/benefício, voltado para o uso em sistemas embarcados. Assim, foi criada a Advanced RISC Machines Ltd, uma fusão entre a Acorn, VLSI Technologic INC e a Apple. O seu objetivo era dar continuidade ao desenvolvimento da arquitetura ARM. A primeira a licenciar o chip foi a VLSI Technology, que os produzia para a Acorn, que por sua vez fabricavam os computadores pessoais.
Com o interesse da Apple, criou-se uma marca forte para o ARM, levando-o à várias estratégias de marketing com a mensagem “ARM-Powered” estampada nos equipamentos.
O ARM6 foi o primeiro design da nova empresa, no começo de 1992, visando ter uma CPU para a Apple desenvolver a sua linha de PDAs chamada Newton. A ARM também trabalhou duro para disponibilizar ferramentas como compiladores Assemblers e Emuladores para disseminar o uso da arquitetura. Mais algumas empresas começaram a licenciar a arquitetura e a extinta DEC após licenciar a arquitetura lançou o StrongARM, seu microprocessador rodando em 233Mhz com apenas 1W de consumo. Até a Intel licenciou a arquitetura para o seu Xscale.
Desta forma, o ARM entrava de vez no mercado de sistemas embarcados.
...