A Inteligencia Artificial
Por: Welder Jobstraibizer • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.852 Palavras (8 Páginas) • 331 Visualizações
QUESTÕES
Leia o texto abaixo para responder as questões 1 a 3.
“Computação Gráfica é matemática e arte. É uma ferramenta de concepção de arte, assim como o piano ou o pincel. Essa ferramenta proporciona um maior poder de abstração, ajudando na criação de imagens complexas e em muitos casos não imaginadas. A relação entre luz, tempo e movimento constitui a base desta que poderia ser classificada como uma arte tecnológica. A computação gráfica pode ser encarada como uma ferramenta não convencional que permite ao artista transcender das técnicas tradicionais de desenho ou modelagem.”
1. De acordo com o texto e o que foi apresentado durante as aulas explique, com suas palavras, o que é Computação Gráfica?
S: Um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador. Subcampo da computação que estuda métodos de síntese e manipulação digital de conteúdo visual.
2. Qual a diferença entre Computação Gráfica e Visão Computacional?
S: Computação gráfica busca estudar processos que envolvem os modelos matemáticos em imagem.
Leia o texto abaixo para responder as questões 3 e 4.
“O que é real? Como você define o 'real'? Caso você esteja falando das coisas que você pode sentir, que você pode cheirar, saborear e ver, então 'real' são simplesmente os sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro.” (citação de Michael Abrash, 2015)
Existem muitas teorias sobre o que é virtual e como os elementos virtuais interagem em nosso cotidiano. Algumas tecnologias computacionais de interface avançada permitem uma maior interação e visualização com os dados virtuais, fornecendo ao usuário uma experiência diferente ao que ele está acostumado. Dentre as tecnologias com essa característica se destacam a Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
3. Explique, com suas palavras, a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
S: Quando o personagem Real invade a Realidade virtual, e a realidade Aumentada coloca objetos virtuais no mundo real
4. Um simulador de avião em que o usuário pudesse se sentir imerso ao ambiente virtual poderia ser classificado como Realidade Virtual ou Realidade Aumentada? Justifique sua resposta.
S: É uma Realidade virtual pois o usuário está no ambiente virtual.
5. Analise as afirmativas:
I – Uma imagem é formada a partir da quantidade de luz refletida ou emitida pelo objeto observado.
II – Luz Branca é uma mistura de todas as cores do espectro visível;
III – Luz Preta é uma mistura de todas as cores do espectro visível menos a cor branca; IV – O mecanismo de olho humano é bastante similar ao de uma câmera convencional, tendo um campo de visão para capturar os objetos, elementos fotossensíveis e a construção da imagem no fundo da retina, esta por sua vez transmitindo as informações diretamente ao cérebro por meio de impulsos nervosos.
Dentre as alternativas CORRETAS estão:
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e IV.
c) Apenas I, II, III.
d) Apenas I, II, IV.
e) Todas as alternativas.
6. Dois termos muito empregados em Computação Gráfica e Processamento de Imagens são RASTERIZAÇÃO (rastering) e RENDERIZAÇÃO (rendering). O termo RASTERIZAÇÃO pode ser entendido como:
(a) O processo de conversão da representação vetorial para a matricial (pixels).
(b) Uma transformação matemática para converter modelos matemáticos em imagens.
(c) O processo de sensibilizar a superfície de um dispositivo raster.
(d) Uma transformação ponto-a-ponto de translação de pixels.
(e) Um outro nome para o Algoritmo de Bresenham para Retas e Circunferências.
7. De acordo com o que foi apresentado durante as aulas e com base no material explique, com suas palavras, o que é Percepção de “espacialidade”?
S: É a capacidade do ser humano tem de distinguir a forma ,cores textura e a relação espacial.
8. Com base no material sobre Percepção Tridimensional responda:
I. O que são informações monoculares?
S: São características presentes na imagem inerentes formadas na retina.
II. Que tipos de características estão relacionadas as informações monoculares?
S: Perspectiva linear
Conhecimento Prévio do objeto.
Oclusão.
Densidade de texturas.
Sombras e variação de reflexão de luz.
9. Para que serve a interposição em uma imagem digital?
S: Demonstra se o objeto está atrás ou a frente da imagem.
10. Em uma cena tridimensional, qual a importância do efeito de sombreamento em relação a percepção que o usuário tem do mundo e dos objetos que estão em cena?
S: Através do sombreamento e possível definir a forma e curvatura da superfície do objeto
11. Qual efeito que ocorre nas texturas de objetos que estão muito distantes ou muitos próximos do ponto de observação em uma imagem digital?
S: A medida que os objetos aparecem mais densos e menos detalhados mais longe estão do observador.
12. Sobre dispositivos gráficos de entrada 3D, qual a diferença entre digitalizador tridimensional e scanner tridimensional?
S: Digitalizador tridimensional trata-se de um dispositivo vetorial e consiste em uma espécie de braço mecânico com um sensor de toque na ponta, gerando imagem por ponto no computador
Scanner tridimensional tem a mesma função mas com tecnologia de alto custo a laser modelando mais facilmente objetos para o ambiente virtual
13. Assinale a afirmativa que corresponde aos equipamentos com as seguintes descrições:
I – Alavancas que determinam a direção e velocidade do cursor na tela;
II – Extensões de monitores sensíveis ao toque;
III – Dispositivo composto de sensores óticos que escaneiam a superfície sob o mouse;
IV – Dispositivo vetorial que consiste de uma mesa e um apontador.
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