AS LINGUAGENS IMPORTANTES DO PARADIGMA FUNCIONAL
Por: Tiago Luis Bastos • 27/3/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 444 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
UNOESC – UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
CAMPUS JOAÇABA
TIAGO LUIS BASTOS
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
JOAÇABA
2018
TIAGO LUIS BASTOS
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
LINGUAGENS IMPORTANTES DO PARADIGMA FUNCIONAL
Pesquisa apresentada à disciplina de Paradigmas de Linguagens de Programação- Licenciatura, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito parcial avaliativo da referida disciplina.
Professor: Maurício Berte
JOAÇABA
2018
PESQUISA - LINGUAGENS IMPORTANTES DO
PARADIGMA FUNCIONAL
Segundo o material de estudo da disciplina, o paradigma funcional tem por base uma programação baseada em definições de funções matemáticas que utilizam de testes condicionais e da recursividade para chegar no resultado esperado.
De uma maneira simplista podemos dizer que o código funcional é um código composto de múltiplas funções que se agrupam para resolver determinada situação. Recomenda-se para tal paradigma a substituição das conhecidas variáveis por constantes, pois a intenção é ter um código mais sucinto, desta forma teremos dados que não irão mudar. Afinal as funções matemáticas também tendem a dar o mesmo resultado sempre, caso contrário fizemos algo errado.
Sebesta, 2003, disse que a linguagem LISP surgiu no final dos anos 50, desenvolvida por John McCarthy e foi considerada a primeira linguagem funcional. Seus programas são construídos utilizando de módulos, com funcionalidades abstratas que cumprem um objetivo bastante simples. É a combinação de tarefas que chega no programa completo e funcional
Em meados de 1975 a partir da linguagem LISP surgiu também a linguagem Scheme, conhecida como uma linguagem multiparadigma, capaz de suportar programação funcional e procedural. Tem como característica ser baseada no cálculo lambda. Teve como seus desenvolvedores Guy Steele e Gerald Sussman.
Scheme parte do princípio minimalista, necessitando o mínimo possível de noções, podendo ser importado via biblioteca as noções que forem necessárias.
Na década de 90 surgiu a linguagem Haskell, que chegou para ser considerada uma linguagem puramente funcional. (HUDAK et al., 2007). Como peculiaridade com outros tipos de linguagens podemos citar que a Haskell oferecia também tipos de dados comuns como tipo lógico, numéricos inteiros, numéricos reais entre outros. É característica peculiar da linguagem Haskell identificação automática do tipo de dado conhecido como inferência de tipo. Tem seu foco voltado para o meio acadêmico, considerada uma linguagem relativamente nova, surgiu a partir de linguagens como Miranda e ML com extremo ênfase no alcance de soluções para problemas matemáticos presando a clareza e fácil manutenção no código.
...