No século XIX ocorreram importantes mudanças nos planos políticos, econômicos tecnológicos e organizacionais, que levaram a uma revisão de paradigmas pelos pensadores liberais e marxistas. Cite as principais mudanças ocorridas e como elas se contra
Por: micheal • 27/4/2015 • Dissertação • 329 Palavras (2 Páginas) • 2.540 Visualizações
No plano político, a mudança mais importante foi a democratização das sociedades liberais, com a adoção do sufrágio universal masculino. Contrariando aos que acreditavam que o governo da maioria e a economia de mercado fossem incompatíveis, a experiência do século XX iria mostrar que democracia e capitalismo poderiam muito bem conviver numa mesma sociedade.
No plano econômico, a virada do século traria importantes transformações tecnológicas e organizacionais, cujos impactos sobre o conjunto das sociedades seriam enormes, causando diversas mudanças que foram sentidas ao longo das décadas e levando à reestruturação e reorganização da produção. Profundas mudanças na composição da força de trabalho viriam após a segunda revolução industrial e seria acompanhada pelo desenvolvimento das sociedades por ações, que modificariam o padrão de organização e gestão empresarial, bem como a inter-relação das empresas no mercado.
Político: democratização das sociedades liberais. Mostrou que democracia e capitalismo convivem bem numa mesma sociedade, onde esta contraprova desafia ambas as correntes a explicar os mecanismos que tornariam possível a coexistência de um sistema econômico com um sistema político, baseado em princípios aparentemente contraditórios.
Econômico/ tecnológico: a virada do século trouxe importantes mudanças impactantes para a sociedade, transformações tecnológicas e organizacionais levando a reestruturação e reorganização da produção. O desenvolvimento da sociedade por ações, que modificariam o padrão da organização e gestão empresarial, onde transformariam o cenário econômico e as perspectivas para a classe operária.
Social: Surgimento de empresas de capital aberto, interpretado como transição do capitalismo para o socialismo. Aos operários foi dado direito a voto. As sociedades por ações iriam se impor as sociedades capitalistas em resposta à maior quantidade e concentração de capital.
Com a proliferação das grandes empresas, os proprietários passaram a gestão aos administradores, os quais não pertenciam nem a burguesia, nem ao operariado.
O capitalismo havia mudado de padrão, deixando de ser um sistema concorrencial, onde a disputa de mercado se dava em condições relativamente iguais, e passa ser monopolista, em que grandes aglomerados dominariam de fato, em concorrência desigual.
...